6) Customizando os relatórios presentes no StarTeam

O StarTeam Client trás junto com sua instalação uma pasta denominada Reports a qual contém os templates dos relatórios disponíveis para os itens de configuração da ferramenta (Files, Change Requests, Requirements, Tasks e Topics). A partir do menu de contexto do painel superior do StarTeam Client podemos ter acesso ao menu Reports o qual possibilita visualizarmos e imprimirmos informações sobre os artefatos gerenciados pelo StarTeam.

Apesar do StarTeam não possibilitar a criação de novos relatórios nós podemos editar os templates presentes dentro da pasta Reports localizada no diretório de instalação do StarTeam Client para que possamos gerar diferentes relatórios. Os arquivos presentes neste diretório podem ser abertos com qualquer editor de arquivo texto ou html pois todos eles seguem a estrutura de arquivos html.

Você pode abrir estes templates e adicionar novas colunas, logotipo da empresa, novos agrupamentos, e assim por diante.

 

Nota. Você pode conseguir maiores informações sobre a customização de relatórios do StarTeam através do capítulo 19 do StarTeam User’s Guide o qual acompanha a instalação do StarTeam Client.

7) Recuperando versões anteriores de arquivos

Cada vez que realizamos uma operação de check in de um arquivo dentro do StarTeam é criada uma nova revisão do arquivo e a revisão antiga passa a ficar disponível no histórico do arquivo. Você pode acessar as revisões de um determinado arquivo selecionando o mesmo no painel superior do StarTeam Client e entrando na aba History disponível no painel inferior.

Nesta aba todas as revisões do arquivo selecionado aparecem ordenadas de forma decrescente, isto é, da revisão mais recente (topo da lista) a mais antiga (versão inicial/original). Por segurança o StarTeam não permite que revisões do histórico sejam apagadas; isto é, caso alguma versão “errada” seja adicionada ao StarTeam não há maneiras de apagar a mesma e sim, apenas corrigi-la e realizar um novo check in gerando assim uma nova revisão do arquivo.

Para recuperar uma revisão antiga de um determinado arquivo selecione a revisão em questão e execute a opção Check Out disponível no menu de contexto. Caso você não deseje sobrescrever a versão atual disponível em seu Working Folder utilize a opção de menu Check Out To a qual permite selecionarmos um diretório para a cópia da revisão solicitada.

8) Customizando o painel superior do StarTeam Client

Por padrão o StarTeam Client trás um conjunto específico de campos no painel superior para cada item de configuração (Files, Change Requests, Tasks, Requirements e Topics) selecionado pelo usuário. Os campos deste painel podem ser alterados para cada filtro selecionado pelo usuário na combo superior de seleção de filtros. O StarTeam permite ainda realizar uma customização temporária do painel superior. Para realizar tal customização clique com o botão direito do mouse sobre o título das colunas do painel para invocar o menu de contexto. Dentro do menu selecione a opção Show Fields para abrir a janela Show Fields (Veja a Figura 6).

 

img 

Figura 6. Selecionando os campos a serem visualizados no painel superior do StarTeam Client.

Após selecionado os campos basta clicar no botão OK da janela Show Fields para que a grid do painel superior seja atualizada com os novos campos. Para desfazer a customização execute a opção Reset Current Settings disponível no menu de contexto dos títulos das colunas. Para salvar a customização dentro do filtro selecionado na combo superior de seleção de filtros execute a opção Save Current Settings a partir do menu de contexto.

9) Aplicando Revision Label

O StarTeam permite identificarmos pequenas configurações através da criação de Revision Label. Quando realizamos alterações em um conjunto de arquivos referente a uma tarefa específica, por exemplo, nós podemos estar “marcando” esse conjunto de alterações através de um Revision Label.

Utilizando está funcionalidade podemos selecionar e recuperar (realizar check out) esses arquivos através de uma única operação. Para criar um Revision Label para um conjunto de arquivos selecione os mesmos no painel superior com a tecla Ctrl pressionada. Após selecionar todos os arquivos execute a opção Labels|New disponível no menu de contexto para abrir a janela Attach a New Revision Label.

Nesta janela entre com um nome e uma descrição para o label e clique no botão OK. Veja um exemplo de criação de label na Figura 7.

 

img 

Figura 7. Criando um revision label para identificar um grupo específico de arquivos.

Após criado o label você pode visualizar o mesmo anexo a cada arquivo através da aba Label disponível no painel inferior do StarTeam Client. Para selecionar todos os arquivos anexados a um determinado label selecione a opção Select|By Label disponível no menu de contexto do painel superior e a partir da janela Select a Label selecione o label desejado.

Uma vez selecionado os arquivos de um label você pode realizar check out dos mesmos a partir de uma única operação. Para isto execute a opção Check Out disponível no menu de contexto e dentro da janela Check Out selecione a opção label na seção Reference by.

10) Realizando o check out do arquivo dfm automaticamente

Para os usuários da integração do StarTeam com o BDS 2006 há algumas características desta integração que facilita a utilização do controle de versão do StarTeam para arquivos fontes Delphi.

Ao utilizar o View Client do StarTeam a partir da IDE do BDS 2006 realize operações de Check Out e Check In a partir da janela Project Manager (menu de contexto StarTeam) pois desta forma ao realizar um Check Out com lock exclusivo em um arquivo .pas, por exemplo, caso exista um arquivo .dfm vinculado ao mesmo este arquivo também será locado e realizado o Check Out. O mesmo vale para as operações de Check In de arquivos .pas.

 

Obs. Está funcionalidade está presente apenas na integração entre o StarTeam e o BDS 2006 não existindo no StarTeam Client.

Conclusão

Neste artigo abordamos algumas dicas que podem ser utilizadas no StarTeam para aumentar o seu controle e gerenciamento de arquivos fontes e facilitar o dia-a-dia dos usuários desta excelente ferramenta de gestão de configuração de software. Um grande abraço e até a próxima.

Leia também