Existe um jeito certo de aprender uma linguagem de programação, um mapa de estudos. Aqui daremos algumas dicas para aprenderem uma linguagem específica de programação.

  1. Aprenda a lógica de programação;
  2. Aprenda paradigma de programação;
  3. Aprenda boas práticas e convenções da linguagem;
  4. Aprenda frameworks;

Vamos te ensinar aqui a aprender qualquer linguagem de programação através de quatro passos. Se seguir direitinho conseguimos aprender qualquer linguagem de programação.

Só que antes de você chegar nesses passos, temos um pré-requisito a cumprir, que é a lógica. Essa aprendemos nos cursos de algoritmos e lógica de programação, onde começamos a escrever os primeiros algoritmos.

1º Passo

O primeiro passo após aprender a lógica de programação é conhecer a sintaxe da linguagem que está aprendendo. Tudo o que aprendeu com o Portugol deve ser escrito na linguagem escolhida.

Conheça o básico: variáveis, estruturas de repetição e condicionais, tipos de dados.

Entenda por que isso é importante: string no Java é uma classe e não um tipo primitivo; já no PHP é só declarar como qualquer variável porque é fracamente tipada.

Ao avançar nos estudos da sintaxe chegamos nas funções nativas da linguagem. Conseguimos todos os detalhes através da documentação oficial, até porque se sair uma atualização, é lá que encontraremos tudo.

2º Passo

Depois de aprender a sintaxe nesse nível, o próximo passo é aprender o paradigma de programação, que é a forma de programar com aquela linguagem.

Existem linguagens com o paradigma orientada a objetos, como o C# e o Java. Já outras linguagens usam o paradigma funcional, como o JavaScript. O aprendizado desse paradigma vai determinar a sua evolução.

O PHP é uma boa linguagem para iniciar o aprendizado, pois tem os dois paradigmas: ele é tanto procedural quanto orientado a objetos. Pode começar no primeiro código escrevendo procedural e a evolução será natural

3º Passo

Devemos conhecer o Style Guide, que diz como declarar uma função da melhor forma, ou seja, são boas práticas e convenções da linguagem. É como um padrão que todos os programadores seguem.

4º Passo

Esse último passo é aquele que você vai passar a vida inteira aprendendo, que são os frameworks, que são um conjunto de funções para adiantar o seu procedimento de desenvolvimento.

O que você começou fazendo na mão lá no começo quando estava vendo a sintaxe e lógica, agora teremos o framework para auxiliar e construir a aplicação.

Lembrando que se quiser aprender uma linguagem de programação aqui na DevMedia temos planos de estudos completos para iniciar os seus estudos. Todos os nossos cursos são baseados nessas dicas que compartilhamos com vocês.