DevMedia - asp.net, Java, Delphi, SQL e web Design, tudo em um só lugar!
Bem vindo a DevMedia!
LOGIN:     SENHA:
 
 

  Este é um post disponível para assinantes MVP
Este post também está disponível para assinantes da Java Magazine DIGITAL ou para quem possui Créditos DevMedia.  Clique aqui para saber mais!


Artigo Java Magazine 12 - Aplicações Web com Eclipse

Artigo publicado pela Java Magazine 12.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 12. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

jm12_capa.gif

Aplicações Web com Eclipse

Desenvolvendo Servlets e JSP com plug-ins livres

Basta acrescentar alguns plug-ins para transformar o Eclipse em um poderoso ambiente para desenvolvimento de aplicações web

Apesar de toda a popularidade do IDE Eclipse, sua distribuição padrão (plataforma + JDT) não inclui recursos específicos para o desenvolvimento web. Neste artigo serão apresentados três plug-ins – WebApp, SolarEclipse e Aston Wizards –, que, juntos, formam um bom ambiente para o desenvolvimento de aplicações web em Java. Há diversas outras opções de plug-ins livres e proprietários (veja o quadro “Alternativas 'quase livres'”), mas este conjunto é fácil de baixar, instalar e utilizar pelo iniciante.

Na verdade, é possível desenvolver aplicações web sem utilizar nenhum plug-in adicional: o editor de código Java pode ser utilizado para criar e compilar servlets; e o editor de texto, para criar páginas HTML, JSP e descritores web (web.xml). E, como os principais containers web do mercado (tais como Tomcat e Jetty) são 100% Java, podem ser iniciados dentro do workbench, possibilitando a depuração de servlets (e, indiretamente, de JSPs). A vantagem de acrescentar plug-ins especializados vem da facilidade e da automação fornecidas.

O WebApp cuida de configurar um ambiente para execução e depuração com seu container web preferido, além de fornecer uma estrutura de projeto adequada a uma aplicação web (pacote WAR); o SolarEclipse fornece editores com realce de sintaxe para arquivos HTML, CSS, XML e JSP; e o Aston Wizards fornece assistentes para a criação de servlets e páginas JSP.

Neste artigo serão apresentados, passo a passo, a instalação dos três plug-ins e a construção de uma aplicação web básica com o ambiente montado.

Instalação dos plug-ins

Estando o IDE corretamente instalado e funcional, baixe cada plug-in do seu respectivo site (veja links). Os plug-ins WebApp (arquivo com.blueskytime.eclipse.webapp_2.0.0.zip) e Aston Wizards (arquivo com.aston.plugins.zip) devem ser descompactados dentro do diretório plugins da sua instalação do Eclipse; o SolarEclipse (net.sf.solareclipse_0.4.0.bin.dist.zip) deve ser descompactado no diretório raiz do Eclipse. Feitas as instalações inicie (ou reinicie) o IDE.

O WebApp e Aston Wizards serão reconhecidos e configurados imediatamente, mas o SolarEclipse instala uma nova feature, sendo necessário portanto reiniciar o workbench para completar a instalação (o próprio IDE irá solicitar essa reinicialização, veja a Figura 1). Para confirmar que os três plug-ins foram instalados e reconhecidos corretamente, abra Help|About Eclipse Platform e clique em Plug-in Details (Figura 2).

Figura 1. É necessário reinicializar o Eclipse para completar a instalação do SolarEclipse

Figura 2. Relação de plug-ins reconhecidos pelo workbench, indicando o sucesso da instalação do WebApp, SolarEclipse e Aston Wizards

Para simplificar, neste artigo será utilizado o suporte ao Tomcat 4.0.6 incluso na distribuição básica do plug-in WebApp – este utiliza a instalação do Tomcat fornecida pelo próprio Eclipse para seu sistema de ajuda. Dessa forma, o leitor não necessita baixar ou configurar nada além do próprio Eclipse e de um JDK 1.3 ou superior, conforme exigido pelo IDE, e poderá seguir os roteiros do artigo em qualquer plataforma suportada.

É possível baixar no site do WebApp plug-ins adicionais, que trazem a capacidade de executar versões mais recentes do Tomcat ou o container web Resin, mas neste caso o leitor deverá cuidar da instalação desses containers e conhecer detalhes de sua configuração.

 

Alternativas "quase livres"

Em muitas áreas de aplicação, o software livre vem se destacando por oferecer alternativas superiores aos concorrentes proprietários, mas no caso do desenvolvimento web com o Eclipse a situação ainda não é essa. Extensões proprietárias ao Eclipse, como o WebSphere Studio da IBM, oferecem mais recursos e facilidades do que os plug-ins livres disponíveis no momento, só que estão acima do orçamento de muitas empresas, e especialmente de desenvolvedores individuais. Entretanto, há algumas opções quase tão poderosas mas a custo bem mais acessível, algumas delas gratuitas:

 

·       Lomboz"



ATENÇÃO! A exibição deste artigo foi interrompida.


  Este é um post disponível para assinantes MVP
Este post também está disponível para assinantes da Java Magazine DIGITAL ou para quem possui Créditos DevMedia.  Clique aqui para saber mais!






    0 COMENTÁRIO

[Fechar]

Este post é fechado - você precisa ter acesso ao post para incluir um comentário.


Nenhum comentário foi postado - seja o primeiro a comentar!



Publicidade
Autor
Fernando Lozano

é consultor independente, ativista do software livre e professor da Faculdade Metodista Bennett, além de autor do livro “Java em GNU/Linux” (Editora Alta Books). É detentor de certificações da Sun, IBM, Microsoft e Red Hat, sendo uma espécie de “agente duplo” nas várias tribos.


Space do autor
Estatísticas
Favorito:
Comentários:
Feedback:
Utilidade:
0   0
[Fechar]

Você precisa estar logado para dar um feedback.

Clique aqui para efetuar o login
[Fechar]


Este post está fechado. Saiba mais sobre a assinatura MVP!
web-03
DevMedia  |  Anuncie  |  Fale conosco
Hospedagem web por Porta 80 Web Hosting
2012 - Todos os Direitos Reservados a web-03