DevMedia - asp.net, Java, Delphi, SQL e web Design, tudo em um só lugar!
Bem vindo a DevMedia!
LOGIN:     SENHA:
 
 

  Este é um post disponível para assinantes MVP
Este post também está disponível para assinantes da Java Magazine DIGITAL ou para quem possui Créditos DevMedia.  Clique aqui para saber mais!


Artigo Java Magazine 46 - Aplicação completa Java EE, Parte 3

Artigo publicado pela Java Magazine edição 46.

Esse artigo faz parte da revista Java Magazine edição 46. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

Atenção: por essa edição ser muito antiga não há arquivo PDF para download.Os artigos dessa edição estão disponíveis somente através do formato HTML. 

Uma Aplicação Java EE Completa

Parte 3: Aumentando a interatividade com Ajax

 

Veja como incluir funcionalidades Ajax na aplicação web, revendo conceitos e fazendo a integração com JSF através da biblioteca de componentes RichFaces e do framework Ajax4Jsf

 

Yara H. Senger e Melissa Villela

 

Neste artigo, iremos abordar o uso de Ajax com JavaServer Faces (JSF), dando seqüência ao desenvolvimento da aplicação de gerenciamento de turmas e alunos que estamos criando, com JPA e JSF, nas duas ultimas edições da Java Magazine. O quadro "Checklist" resume a configuração do ambiente de execução para o estudo de caso. O download desta parte inclui os elementos criados nas outras partes cumulativamente, além de um script do Ant que permite compilar e executar a aplicação (entre outras tarefas úteis).

Vamos realizar melhorias visuais e aumentar a interatividade da nossa aplicação. Utilizaremos componentes com suporte a Ajax da biblioteca RichFaces, como tabelas e janelas modais, além de implementar o tradicional autocomplete. Para conhecer o funcionamento básico do Ajax acompanhe o quadro "Introdução a Ajax" (veja também o artigo "Ajax Simples com JSON-RPC" nesta edição).

 

Decisões de projeto

Como vimos nas últimas partes, com a utilização de JavaServer Faces e JPA (Java Persistence API), temos um aumento na produtividade do desenvolvimento de aplicações apra web, sem perder portabilidade e robustez.

Nosso foco neste artigo é aumentar a interatividade das páginas web da aplicação. Para isto iremos alterar as telas existentes (camada View) utilizando Ajax. Graças à utilização do padrão MVC (Model-View-Controller), podemos entender e alterar o funcionamento da camada View sem conhecer os detalhes de implementação da camada Model.

Vamos discutir brevemente três formas possíveis de utilizar Ajax na nossa aplicação:

1.   Escrever código JavaScript diretamente.

2.   Utilizar um framework para que os componentes JSF suportem Ajax.

3.   Utilizar uma biblioteca de componentes JavaServer Faces que suportam Ajax.

 

Escrevendo o código JavaScript diretamente

Um programador que conheça JavaScript pode, sem grande dificuldade, criar funções que serão executadas de forma assíncrona. Com essa técnica, o usuário pode utilizar a aplicação enquanto aguarda a resposta a uma requisição enviada ao servidor. Já nas requisições "



ATENÇÃO! A exibição deste artigo foi interrompida.


  Este é um post disponível para assinantes MVP
Este post também está disponível para assinantes da Java Magazine DIGITAL ou para quem possui Créditos DevMedia.  Clique aqui para saber mais!






    0 COMENTÁRIO

[Fechar]

Este post é fechado - você precisa ter acesso ao post para incluir um comentário.


Nenhum comentário foi postado - seja o primeiro a comentar!



Publicidade
Autor
Yara M. H. Senger

É formada em Ciências da Computação na USP em São Carlos, especialista em desenvolvimento web; possui as certificações Sun : SCJA (Associate), SCJP (Programmer), e SCWCD (Web Component Developer) e CSM (Scrum Master).


Space do autor
Estatísticas
Favorito:
Comentários:
Feedback:
Utilidade:
0   0
[Fechar]

Você precisa estar logado para dar um feedback.

Clique aqui para efetuar o login
[Fechar]


Este post está fechado. Saiba mais sobre a assinatura MVP!
web-03
DevMedia  |  Anuncie  |  Fale conosco
Hospedagem web por Porta 80 Web Hosting
2012 - Todos os Direitos Reservados a web-03