DevMedia - asp.net, Java, Delphi, SQL e web Design, tudo em um só lugar!
Bem vindo a DevMedia!
LOGIN:     SENHA:
 
 

Artigo WebMobile 26 - Desenvolver jogos para celulares virou brincadeira com a ferramenta Game Builder do NetBeans

Aprenda a desenvolver um jogo para celular com a linguagem Java ME através da IDE NetBeans e sua ferramenta Game Builder.






Desenvolver jogos para celulares virou brincadeira com a ferramenta Game Builder do NetBeans

Aprenda a desenvolver um jogo para celular com a linguagem Java ME através da IDE NetBeans e sua ferramenta Game Builder.

 

De que se trata o artigo:

O artigo apresenta o Game Builder, uma ferramenta do Netbeans que permite desenvolver jogos complexos para celular utilizando a tecnologia JavaME de forma rápida e fácil. Para um melhor entendimento, esse artigo também apresenta os conceitos básicos sobre criação de jogos para a plataforma MIDP 2.0

Para que serve:

O artigo pode ser utilizado por desenvolvedores de jogos e por programadores JavaME que desejam aprimorar seus conhecimentos sobre desenvolvimento de jogos para celulares.

Em que situação o tema é útil:

Na construção rápida de jogos com Java ME para aparelhos celulares.

 

Hoje em dia é comum a utilização de IDEs para agilizar o desenvolvimento de aplicativos utilizando a linguagem de programação Java. Essas ferramentas agilizam a criação de software para várias plataformas, tais como internet, desktop ou mobile, automatizando processos básicos para a construção e distribuição de aplicativos, como a codificação de rotinas básicas, a formatação de códigos,  sugestões para correções de erros, etc.

Nesse contexto, duas IDEs livres se destacam, são elas: a IDE Eclipse (www.eclipse.org) e a IDE NetBeans (www.netbeans.org), sendo o Netbeans uma das IDEs preferidas pelos iniciantes no desenvolvimento de aplicativos móveis, pois possui o Mobility Pack, sendo este um conjunto de recursos que auxilia no desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis.

O Mobility Pack foi inserido na IDE Netbeans a partir da versão 5.0. Com ele, é possível utilizar o Sun Wireless Toolkit (kit de desenvolvimento para celular fornecido pela Sun) no próprio ambiente do Netbeans, sendo possível também clicar e arrastar componentes visuais na tela do celular e realizar a depuração do projeto.

Com o passar das versões do Netbeans, novos recursos foram acoplados ao Mobility Pack, sendo que um dos mais recentes e que chama bastante a atenção é o Game Builder. Este recurso permite a construção da interface gráfica de jogo para dispositivos móveis de forma visual. Dessa maneira, o programador pode interagir em alto nível com seus cenários e personagens, ou seja, graficamente e através de wizards. Assim é possível dedicar mais tempo na lógica do jogo que continua sendo desenvolvida através das linhas de código.

Para o desenvolvimento da interface gráfica, o Game Builder utiliza o MIDP 2.0, o qual possui uma biblioteca específica para o desenvolvimento de jogos, chamada Game API. Para a utilização do Game Builder, é desejável um prévio conhecimento sobre as APIs MIDP/CLDC, bem como alguma experiência no desenvolvimento de aplicativos móveis com o Mobility Pack do Netbeans, lembrando que o Game Builder está disponível a partir da versão 6.0 do Netbeans.

O objetivo desse artigo é apresentar brevemente a Game API e as vantagens de sua utilização. Posteriormente será apresentado o "



ATENÇÃO! A exibição deste artigo foi interrompida.

Clique aqui e acesse o Leitor Digital DevMedia para ler este artigo completo.




    2 COMENTÁRIOS

[Fechar]

Este post é fechado - você precisa ter acesso ao post para incluir um comentário.



Julio Cesar Damasceno
Não consigo ler o artigo todo nem imprimir, então deixa eu imprimir o artigo para onde eu quiser: iPad, iPhone, papel.
[há +1 mês] - Responder

 

Devmedia - Equipe De Moderacao
Julio, vc só conseguirá ver todo o artigo no leitor digital. A versão para impressão não contempla o artigo completo. Para isso, é necessário copiar o conteúdo do leitor digital.
O leitor digital funciona em tablets e outros dispositivos móveis.
[há +1 mês] - Responder
 



Publicidade
Autor
Robison Cris Brito

Mestre em Engenharia Elétrica e Informática Industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, onde ministra aulas sobre tecnologia Java, Computação Móvel e Sistemas Distribuídos.


Space do autor
Estatísticas
Favorito:
Comentários:
Feedback:
Utilidade:
0   0
[Fechar]

Você precisa estar logado para dar um feedback.

Clique aqui para efetuar o login
[Fechar]


Este post está fechado. Saiba mais sobre a assinatura MVP!
web-03
DevMedia  |  Anuncie  |  Fale conosco
Hospedagem web por Porta 80 Web Hosting
2012 - Todos os Direitos Reservados a web-03