DevMedia - asp.net, Java, Delphi, SQL e web Design, tudo em um só lugar!
Bem vindo a DevMedia!
LOGIN:     SENHA:
 
 

  Este é um post disponível para assinantes MVP
Este post também está disponível para assinantes da ClubeDelphi ou para quem possui Créditos DevMedia.  Clique aqui para saber mais!


Video: UML no Together - Padrões de Projeto 2/3 - Curso Online - Dominando a Orientação a Objetos e Componentes em Delphi (Avançado) - Parte 15

Nesta vídeo aula, veremos o que são e para que servem os padrões de projeto.

Tempo: 17:24 min

Resumo: Pouca gente sabe, mas desde o Delphi 2006 a IDE do Delphi vem com um recurso de modelagem UML. Chama-se Together Live Source. O Mais bacana da ferramenta é a sincronização que ela faz do modelo com o código e vice e versa. Fora isso, temos nela a possibilidade de criar todos os diagramas presentes na UML 1.5 e 2.0. A ferramenta também gera documentação dos seus diagramas sem falar no mecanismo de métrica e auditoria. Os diagramas dos padrões de projetos também estão presentes no Together e você ainda tem a possibilidade de criar os sues padrões. Isso tudo será vista nesta seqüência de três vídeos.

Metodologia de desenvolvimento do exemplo: A princípio será visto o que são e para que servem os padrões de projeto. Feito isso criamos uma classe e aplicamos o padrão de projeto Singleton manualmente. Depois disto fazemos o mesmo procedimento porém agora utilizando o Together. Na seqüência vemos como realizar o mesmo procedimento para implementar o padrão Observer.

Tecnologias utilizadas: RadStudio 2007.

Exemplos construídos: Diagrama de Classe e Caso de Uso.

Palavras chaves: RadStudio 2007, UML, POO, Diagrama Classe, Padrões de Projeto.





    4 COMENTÁRIOS

[Fechar]

Este post é fechado - você precisa ter acesso ao post para incluir um comentário.



União De Educação E Cultura Gildásio Amado

Oi Rodrigo, primeiro parabéns pelos vídeos sobre UML muito bom mesmo! Excelente didática!

Mais já neste mesmo curso você explica como olhar se um tem algum objeto instanciando na memória a pergunta é a seguinte se, quando cria-se um singleton,  que é o responsável por destruir ou retirar ele da memória, pois tenho usado aquela dica sua

  initialization

    ReportMemoryLeaksOnShutdown := True;

E no caso de uma classe singleton ela fica alocada na memória, Isso por que não criamos uma instância de um objeto então não podemos usar o FreeAndNil que você explicou, como resolver isso?

[há +1 ano] - Responder

 

[autor] Rodrigo Carreiro Mourão
Olá Amigo,

O padrão não prevê, mas seria possível de uma forma mais imediata criar uma class procedure chamada por exemplo FreeInstance que quando chamada daria um freeandnil no Objeto criado e armazenado internamente.

Agora de uma forma mais "elegante" poderia se implementar contagem de referencia como acontece com interface.

Bem falamos de modo elegante e não elegante agora vamos a marretada rsrsrsrsrsrs. Experimenta isso:


FreeAndNil(TSeuSingleton.GetInstance());

Abs !!!
[há +1 ano] - Responder
 

Joao Arthur Juaçaba Moreira
Rodrigo parabéns .. simplesmente fantástico suas aulas.
[há +1 mês] - Responder
 

[autor] Rodrigo Carreiro Mourão
Fico feliz com seu comentário.

Grande Abraço!

Rodrigo Mourão
[há +1 mês] - Responder
 



Publicidade
Curso Online
Autor
Rodrigo Carreiro Mourão

Consultor de TI especializado em Orientação e Objetos, Design Patterns e Gestão de Projetos. Instrutor certificado pela Borland e Delphi Product Certified. É sócio da RM Factory Soluções em TI e da Szeryng Traduções e Informática. Atua como Supervisor de TI do Grupo Editorial Nacional e é instrutor ...


Space do autor
Estatísticas
Favorito:
Comentários:
Feedback:
Utilidade:
2   0
[Fechar]

Você precisa estar logado para dar um feedback.

Clique aqui para efetuar o login
[Fechar]


Este post está fechado. Saiba mais sobre a assinatura MVP!
web-03
DevMedia  |  Anuncie  |  Fale conosco
Hospedagem web por Porta 80 Web Hosting
2012 - Todos os Direitos Reservados a web-03