DevMedia - asp.net, Java, Delphi, SQL e web Design, tudo em um só lugar!
Bem vindo a DevMedia!
LOGIN:     SENHA:
 
 

  Este é um post disponível para assinantes MVP
Este post também está disponível para assinantes da .net Magazine DIGITAL ou para quem possui Créditos DevMedia.  Clique aqui para saber mais!


WCF - .Net Magazine 81

Neste artigo abordaremos uma visão geral do Windows Communication Foundation, mostrando os principais conceitos. Em seguida, utilizaremos esses conceitos para criação de uma aplicação prática.






WCF
Uma visão geral


Em novembro de 2006 a Microsoft lançou o .NET Framework 3.0 e quatro plataformas de tecnologias, umas delas conhecida inicialmente como “Indigo”, que futuramente veio a se tornar o que hoje conhecemos por Windows Communication Foundation – WCF.
Alguns anos atrás ou até o momento, quando falamos de aplicações distribuídas, precisamos de algumas tecnologias como Sockets, MSMQ – Message Queuing, Web Services, .NET Remoting entre outras. Como cada uma apresenta características e implementações distintas, o desenvolvedor precisava conhecer  diferentes fundamentos e técnicas para programar a comunicação entre aplicações e serviços.

Nota do DevMan
Sockets é uma tecnologia que faz a comunicação utilizando o protocolo IP, sendo possível comunicar com aplicativos e/ou equipamentos de rede que estão expostos através de uma porta. Já um Web Service permite fazer a comunicação utilizando o protocolo HTTP, a transferência dos dados normalmente é feita com arquivo XML, mas pode ser arquivo JSON por exemplo. JSON - JavaScript Object Notation - é um padrão para escrever estrutura de dados em Javascript, ele pode ser uma alternativa para documentos XML, se tratando em AJAX. O JSON se baseia na notação “Chave: Valor”.

Pensando nisso a Microsoft criou o WCF, para facilitar essa interoperabilidade e aumentar a produtividade com tecnologias atuais. Assim, o desenvolvedor não precisa conhecer uma infinidade de implementações para um único propósito (comunicação), pois o WCF unifica todas elas.
O WCF funciona com a comunicação entre serviços e esses serviços fazem a troca de mensagens entre cliente e o servidor, podendo ter mais de uma direção, ou seja, tanto o cliente pode mandar mensagens para o serviço como o serviço pode mandar mensagens para o cliente.
Essa comunicação é feita através de endpoints. Tanto o serviço como o cliente precisam de um endpoint. O serviço poderá ter mais de um endpoint, por exemplo, um sendo consumido por uma empresa externa e outro sendo consumido dentro da empresa.   


EndPoint - Address, Binding e Contrato
O endpoint é composto por três partes, sendo um endereço, uma ligação (binding) e um contrato. Essas partes são conhecidas como “ABC Windows Communication Foundation”. Temos o cliente fazendo a troca de mensagem com o serviço através de endpoint.


O endereço conhecido como a parte A, de Address, indica onde está localizado o serviço, seu caminho, sendo formado pela seguinte estrutura: scheme://host:[porta]/path.
O Binding é representando pela letra B, é a ligação do serviço, indica como será feita a comunicação do endpoint, podendo por exemplo, ser um protocolo HTTP ou TCP. O WCF disponibiliza vários bindings.

Os bindings são classificados em três tipos, os que possuem protocolos HTTP, orientados a conexão (por exemplo o protocolo TCP) e por últimos os baseados em filas. Na tabela apresentada anteriormente temos as descrições dos bindings, com informações em cincos colunas. Na primeira temos o nome do binding, seguido do seu modelo de transporte, como será feita a sua comunicação HTTP, TCP ou MSMQ, por exemplo. A terceira coluna representa qual o tipo de segurança aquele binding suporta, o modelo default de cada binding está escrito em negrito. As colunas transação e sessão indicam se o binding suporta os recursos de mesmo nome.
"


ATENÇÃO! A exibição deste artigo foi interrompida.


  Este é um post disponível para assinantes MVP
Este post também está disponível para assinantes da .net Magazine DIGITAL ou para quem possui Créditos DevMedia.  Clique aqui para saber mais!






    0 COMENTÁRIO

[Fechar]

Este post é fechado - você precisa ter acesso ao post para incluir um comentário.


Nenhum comentário foi postado - seja o primeiro a comentar!



Publicidade
Autor
Fernando Rodrigues Da Silva

Formado em Sistemas de Informação e pós graduado em Engenharia de Software pela FIT. Trabalha com a plataforma .NET há 6 anos, atualmente trabalha na FCamara.


Space do autor
Estatísticas
Favorito:
Comentários:
Feedback:
Utilidade:
0   0
[Fechar]

Você precisa estar logado para dar um feedback.

Clique aqui para efetuar o login
[Fechar]


Este post está fechado. Saiba mais sobre a assinatura MVP!
web-03
DevMedia  |  Anuncie  |  Fale conosco
Hospedagem web por Porta 80 Web Hosting
2012 - Todos os Direitos Reservados a web-03