DevMedia - asp.net, Java, Delphi, SQL e web Design, tudo em um só lugar!
Bem vindo a DevMedia!
LOGIN:     SENHA:
 
 

  Este é um post disponível para assinantes MVP
Este post também está disponível para assinantes da ClubeDelphi DIGITAL ou para quem possui Créditos DevMedia.  Clique aqui para saber mais!


WordPress - Artigo Clube Delphi 126

O WordPress é bastante usado para criação de sites de conteúdo dinâmico e propósito geral, mas sua administração tem de ser feita mediante um browser e não pode ser automatizada. Esse artigo mostrará como criar um client em Delphi para o WordPress que pode ser integrado aos seus sistemas.






WordPress
Crie um aplicativo Delphi para monitoramento de feedback de clientes

 
CMS, ou Content Management System, são sistemas de gerenciamento de conteúdo para um site ou outra mídia qualquer onde um administrador (ou um biblioteconomista) decida tópicos e seções. Dentro desses tópicos e seções podem ser colocados textos de propósito geral: artigos, manuais de produtos, resenhas de produtos,  notícias, contos, crônicas e discussões. O texto pode ser enriquecido pela adição de fotos e áudio. Além disso, um artigo pode ou não permitir comentários de visitantes do site. Os comentários podem ou não ser moderados e os usuários podem ou não ser anônimos.
O WordPress  é um CMS feito em PHP de código fonte livre, que pode ser estendido por qualquer programador que tenha conhecimentos em PHP / MySql.
Neste artigo será abordado como interagir com um site feito com WordPress da sua empresa, no seu hosting. Não será abordado como interagir com outros sites ou blogs feitos com WordPress. Não será abordada a instalação do WordPress, pois foge do escopo. Como pré-requisito é necessário que haja uma máquina rodando Apache, com PHP e as bibliotecas para acesso ao MySql.

Nota do DevMan
Apache – É um servidor HTTP free e open source. Seu principal objetivo é ser seguro, eficiente e extensível, disponibilizando serviços que estejam sintonizados com os mais recentes padrões HTTP

A instalação do WordPress  é muito fácil, ao mesmo tempo em que é muito pessoal e varia de acordo com as necessidades da empresa. Cada caso será diferente, mas em todas as instalações, por padrão, será criado um banco de dados MySql (ou usado outro que a empresa já possua) e as tabelas do WordPress  serão prefixadas com “wp_” ou outro prefixo que o administrador tenha escolhido para que não se misturem com as outras tabelas que possam existir no banco de dados.
O banco de dados da instalação padrão do WordPress  possui onze tabelas, a saber:
•    wp_commentmeta
•    wp_comments
•    wp_links
•    wp_options
•    wp_postmeta
•    wp_posts
•    wp_terms
•    wp_term_relationships
•    wp_term_taxonomy
•    wp_usermeta
•    wp_users
Porém neste artigo nem todas serão usadas. É possível, e é foco desse artigo, definir outras tabelas neste banco de dados para os sistemas de uma empresa e relacionar essas tabelas com as do próprio CMS. Além dessas tabelas foram incluídas no banco algumas outras para simular o sistema que será integrado com o WordPress. Nada muito complexo. Uma tabela de clientes, onde serão armazenados e-mails/logins dos clientes que pode ser usada em consultas fazendo-se join com a tabela de comentários para verificar se a pessoa que está comentando já é cliente. Uma tabela que será uma lista de palavras características de uma reclamação, a serem monitoradas nos comentários.
Por último a tabela que conterá uma relação de comentários que já foram alertados, para que eles não sejam alertados novamente.
"


ATENÇÃO! A exibição deste artigo foi interrompida.


  Este é um post disponível para assinantes MVP
Este post também está disponível para assinantes da ClubeDelphi DIGITAL ou para quem possui Créditos DevMedia.  Clique aqui para saber mais!






    0 COMENTÁRIO

[Fechar]

Este post é fechado - você precisa ter acesso ao post para incluir um comentário.


Nenhum comentário foi postado - seja o primeiro a comentar!



Publicidade
Autor
Vitor Luiz Rubio

Analista de Sistemas Sr. na Editora Revista dos Tribunais. Trabalha com Delphi desde a versão 3. Formado em Processamento de Dados pela FATEC-SP


Space do autor
Estatísticas
Favorito:
Comentários:
Feedback:
Utilidade:
0   0
[Fechar]

Você precisa estar logado para dar um feedback.

Clique aqui para efetuar o login
[Fechar]


Este post está fechado. Saiba mais sobre a assinatura MVP!
web-03
DevMedia  |  Anuncie  |  Fale conosco
Hospedagem web por Porta 80 Web Hosting
2012 - Todos os Direitos Reservados a web-03