Utilizando JAD para levantamento de requisitos

Diante das dificuldades encontradas durante as reuniões de levantamento de requisitos e das inúmeras vezes em que o produto final não estava de acordo com as necessidades do usuário, resolvi escolher e levantar informações acerca de algum método que fosse capaz de dirimir tais dificuldades e que proporcionasse maior segurança e imprimisse um ritmo mais acelerado nas fases de construção de uma solução.

Durante as pesquisas, descobri o JAD - Joint Application Development – como uma proposta madura e com grandes chances de oferecer um levantamento de necessidades com qualidade e eficiência.

Resultados

Requisito é a parte mais crítica e propensa a erros no desenvolvimento de software. Tal fato se dá em função das inúmeras dificuldades encontradas por parte dos analistas de requisitos, em coletar de seu cliente suas reais necessidades. Os problemas se apresentam quando não há uma preocupação em alocar profissionais habilitados, com perfil necessário ao levantamento de requisitos e também quando tais profissionais não dispõem de uma técnica adequada capaz de transformar problemas em possíveis soluções.

Tendo em vista que a adoção de técnicas de dinâmica de grupo podem ser bastante eficazes na agilização do processo de desenvolvimento, facilitando a negociação entre usuários e desenvolvedores e que sua aplicação pode dirimir as possibilidades de falhas de comunicação durante o levantamento de requisitos, oportuno será, discorrer sobre a técnica JAD – Joint Application Development, a qual tem sido utilizada como uma ferramenta bastante eficiente.

“Joint Application Development (JAD) é uma metodologia que objetiva acelerar o projeto de sistemas para computador. Orientados por um líder de reunião, usuários e analistas projetam juntos o sistema, em sessões de grupos estruturadas. JAD utiliza a criatividade, a dinâmica de grupo, inerentes ao trabalho em equipe, para definir o ponto de vista dos usuários sobre o sistema - desde os objetivos e aplicação do mesmo até a geração de telas e projetos de relatórios. A sua aplicação permite a criação, em menos tempo, de sistemas mais eficazes.” (AUGUST, 1993, prefácio XVII)

JAD

Segundo VIANNA, (2003, pg 1) JAD é uma metodologia que permite extrair informações de alta qualidade dos usuários, em curto espaço de tempo, através de reuniões estruturadas que buscam decisões por consenso, que é uma das formas mais produtivas de decisão em grupo. Ela substitui as entrevistas individuais, e os resultados alcançados garante um levantamento mais preciso e completo dos requisitos do que os obtidos pelas técnicas convencionais de entrevistas e questionários individualizados.

AUGUST, (1993, pg 6) complementa que a metodologia vai muito além do formato tradicional de entrevistas individuais e em grupo, e defende que a mesma desencadeia a força e a criatividade da dinâmica de grupo que determinam os objetivos e os requisitos do sistema, orientando o projeto de interface aos usuários.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo