De que se trata o artigo: Neste artigo veremos que unindo a Engenharia de Requisitos a bons processos de qualidade poderemos minimizar de maneira substancial o risco do fracasso do projeto.


Para que serve:
Esse artigo destina-se a profissionais das áreas de Requisitos e Qualidade, que buscam cada vez mais o entendimento de melhores práticas para a melhoria de suas atividades. A leitura proverá também um conhecimento inicial em relação à Engenharia de Requisitos e o resumo dos melhores processos de qualidade utilizados nos dias de hoje.

Em que situação o tema útil: Esse tema é útil para profissionais que atuam no desenvolvimento de software e identificam problemas nos requisitos elicitados que acabam contribuindo para o fracasso do projeto.

Em um projeto de software o Levantamento de Requisito é a etapa onde ocorre a busca do entendimento, documentação, conhecimento do fluxo de trabalho e detalhamento de todos os objetivos que buscam ser alcançados. Nesta etapa uma grande quantidade de conhecimento técnico por parte do cliente é utilizada, e todo requisito captado é armazenado para ser utilizado em todas as fases do desenvolvimento.

Apesar das inovações advindas da Engenharia de Software, grandes projetos de desenvolvimento continuam sendo abandonados no meio do caminho, e os índices de fracasso continuam a assolar grandes companhias de desenvolvimento. Muitos desses fracassos ocorrem devido a falhas nos processos seguidos pelas instituições e da pouca importância dada à fase de análise.

Nesse contexto percebemos que a especificação dos requisitos é dada como um grande desafio em projetos de desenvolvimento, uma vez que existe uma grande dificuldade na captação e descrição dos requisitos levantados, obstáculo este que é gerado pela falta ou falha na comunicação dos envolvidos no projeto, ocasionando uma má interpretação das necessidades do cliente. Segundo Gilleanes Guedes (2008), “A comunicação constitui-se em um dos grandes desafios da engenharia de software, caracterizando-se pela dificuldade em conseguir compreender um conjunto de conceitos vagos, abstratos e difusos que representam as necessidades e os desejos dos clientes e transformá-los em conceitos concretos e inteligíveis”.

A especificação do requisito é a tarefa mais importante na fase de análise de um sistema. Um requisito mal levantado pode causar impactos desastrosos, atrasos e muito retrabalho. Desse modo, podemos minimizar o fracasso nos projetos de desenvolvimentos de software dando ênfase nos requisitos?

Sim. Se tivermos processos bem definidos e o cumprimento de todas as entregas, certamente visualizaremos bons resultados no final das atividades propostas. Quando nos referimos a processo imaginamos uma documentação bem detalhada, representada por pessoas capacitadas, ferramentas adequadas e resultados satisfatórios.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo