DevMedia
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login

A importância do departamento de TI nas empresas

Artigo sobre a importancia que tem alcançado o departamento de TI nas organizações com o passar dos anos, levando o profissional de TI a buscar uma melhor qualificação para entrar no mercado de trabalho altamente competitivo.

[fechar]

Você não gostou da qualidade deste conteúdo?

(opcional) Você poderia comentar o que não lhe agradou?

Confirmo meu voto negativo

A IMPORTÂNCIA DO DEPARTAMENTO DE TI NAS EMPRESAS

Gustavo André de Freitas

 

A TI[1] evolui numa velocidade espantosa. Em menos de 30 anos se tornou uma ferramenta indispensável para grandes, médias e pequenas empresas.

 

“A Gestão de Serviços de TI traz com certeza a melhoria de qualidade de serviços e ajuda a conquistar novos clientes e manter os antigos. Mas o seu maior mérito é colocar uma ponte onde antes existia um vazio – TI e negócios.” (MENDES, 2006).

 

Nesse cenário promissor, o departamento de TI deixou de ser meramente um suporte técnico para as empresas, não se discutindo sobre sua real necessidade, mas sim as transformações porque tem passado e como está caminhando na direção da integração dos setores e o negócio da empresa, ganhando importância na tomada de decisão e no alcance das metas de negócios.

 

Segundo Mendes (2006), ao fazer essa ponte entre TI e negócios, o departamento de TI tem estabelecido um canal de comunicação entre esses dois mundos que antes estavam tão distantes, revelando que a TI não é mais foco de despesas para a empresa e sim parceira fundamental para alavancar os negócios.

 

O departamento de TI tem assumido a responsabilidade pela inovação e fica claro que não é mais suficiente o caráter técnico, estando simplesmente à disposição para atender às solicitações feitas pelos colaboradores e na manutenção de hardware. As empresas têm exigido uma postura mais ousada, com apresentação de soluções, visualização de novos produtos, serviços, tecnologia ou modelos de negócios que possam impactar de maneira positiva nos resultados financeiros.

 

Profissionais com múltiplas habilidades, formação ampla e em constante atualização são os que têm maior chance de prosperar nesse novo ambiente empresarial. “O futuro não reserva espaço para profissionais de TI de nível básico dentro das corporações” (REVISTA CIO, 2006).

 

Um novo ciclo de inovação e produtividade está nascendo. Devido à existência de uma série de fatores externos e internos, o departamento de TI está em transformação tão acelerada quanto o próprio mercado de TI. Visto que as prioridades nos negócios e as tendências na sociedade evoluem, a postura e o papel do departamento de TI precisam acompanhar essa tendência, se adaptando a nova estrutura formada por essa evolução.

 

“Não poderíamos esperar situação diferente da que temos atualmente, com hardware otimizado e inúmeras ferramentas no mercado voltadas para auxiliar empresas a se inserir neste contexto vencendo, assim, os novos desafios que lhes são impostos.” (MENDES, 2007).

 

O cenário mundial aponta redução do tamanho e aumento do prestígio do departamento de TI nas empresas e governos, pois os processos passaram a ganhar muita importância com seu impacto nos resultados. Contudo, caberá a um eficiente departamento de TI organizá-los, estruturá-los e gerenciá-los para conduzir convenientemente mais essa transformação vivenciada pela sociedade globalizada.

 

 

 

 

REFERÊNCIAS

 

 

REVISTA CIO. O Novo Cenário de TI. Disponível em: <http://cio.uol.com.br/revista/2006/08/10/idgnoticia.2006-08-10.9348274544>.

Acesso em: 15 Out. 2006.

 

MENDES, Patrícia de Aquino. Por uma Gestão Profissional e Governança de TI. Disponível em:

<http://webinsider.uol.com.br/index.php/2007/06/08/por-uma-gestao-profissional-e-governanca-de-ti/>.

Acesso em: 20 Jun. 2007.

 

MENDES, Patrícia de Aquino. Gestão de Serviços em TI e o Mundo dos Negócios. Disponível em: <http://webinsider.uol.com.br/index.php/2006/10/13/gestao-de-servicos-em-ti-e-o-mundo-dos-negocios/>.

Acesso em: 22 Dez. 2006.


[1] Tecnologia da Informação



Residente em Linhares - ES, aluno do curso superior de Sistemas de Informação, cursando atualmente o 5º Período. Casado há 13 anos, tendo como fruto dessa união duas filhas. Trabalha na área de Tecnologia da Informação do Hospit [...]

O que você achou deste post?
Conhece a assinatura MVP?
Publicidade
Serviços

Mais posts