Vez por outra, diante de uma redação a ser feita, um aluno se queixa que “deu um branco total”. Nesse caso ele quer dizer que foi acometido por uma avassaladora falta de ideias, o que lhe impede de começar a escrever. O problema é que essa “falta de ideias” para muita gente não está restrita apenas a ter dificuldades para iniciar uma redação. Muitos se queixam que desejam montar um negócio mas não têm a menor ideia do que montar. Outros falam das dificuldades que têm para iniciar determinado projeto, queixando-se mais uma vez do tal “branco”. E assim, de branco em branco, iniciativas são engessadas, projetos arquivados e realizações pessoais adiadas.

O que muitos não sabem é que o estado de ausência de ideias é uma etapa necessária para o surgimento de invenções criativas. Acompanhe o meu raciocínio. Tudo o que existe, um dia não existiu. Então, a não existência é um estado prévio para a posterior existência. Em outras palavras, para que algo possa vir a existir, antes precisa não existir. Ou seja, para que uma grande ideia que você venha a ter possa aparecer e fazer diferença, antes ela precisa estar no “branco total das ideias”.

Mas o que é o branco total das ideias? Defino isso como uma espécie de limbo, um lugar abstrato, um espaço paralelo ao nosso onde todas as ideias que um dia você terá já existem, estão apenas esperando serem acionadas por seu pensamento para acontecerem no mundo real. Isso significa que toda vez que você tem um “branco”, você está dando o primeiro passo para que suas ideias possam fluir. Aonde isso nos leva? À conclusão de que esforço, dedicação e transpiração não têm mais lugar no processo de criação? De forma alguma. Significa apenas que não ter ideias não é o fim do mundo. É apenas a etapa inicial para se tê-las.

Há quinhentos anos atrás o Brasil ainda não havia sido descoberto. Assim, para o mundo daquela época nosso país simplesmente não existia. Mas o fato de acharem isso não anulava a realidade da existência da nossa nação. Ela estava lá, firme, desconhecida e prontinha para ser descoberta pelos portugueses. Assim são as nossas ideias. Muitas delas ainda não foram descobertas, mas isso não significa que não existam. Elas estão lá, no branco total das ideias de sua mente, prontinhas para serem descobertas e desbravadas por você.