Por que eu devo ler este artigo:O artigo é destinado aos leitores que querem se informar sobre a nova tecnologia de 3D Touch. Será discutido o que é e como funciona a tecnologia, além disso mostraremos as novas formas de interação, tais como quick action e peek and pop. Por fim, iremos desenvolver através de exemplos práticos os principais recursos oferecidos pela tecnologia 3D Touch.

A 3D Touch é uma tecnologia recente exibida pela Apple no lançamento da nova geração do iPhone, a 6S, porém essa tecnologia é um refinamento da já existente Force Touch desenvolvida pela própria Apple em 2008.

Com o refinamento, a tecnologia é capaz de identificar diferentes níveis de pressão exercida pelo toque na tela e com isso ativar funcionalidades distintas.O funcionamento se dá utilizando sensores capacitivos presentes na tela. Ao detectar o pressionamento, três sensores irão avaliar a pressão causada pelo toque em termos de diferenças da distância entre a backlight e a cobertura de vidro da tela, como ilustra a Figura 1.

Figura 1. Camadas da tela e sensor de toque.

A informação dos sensores combinada com os dados do acelerômetro consegue prover uma interpretação precisa das intenções do usuário. Com isso conseguimos distinguir entre toques normais e toques mais intensos. O uso prático da tecnologia de Force Touch foi anunciado em setembro de 2014 por Tim Cook no produto Apple Watch, que em seguida foi expandido para as demais linhas da Apple, como o Magic Trackpad, Macbook, Macbook Pro e, por fim, para a linha iPhone.

Porém, enquanto o trackpad do MacBook e o Apple Watch possuem sensores com dois níveis de pressão (toque e pressão), os novos iPhones irão sentir três níveis diferentes de pressão: o toque, o pressionamento e um toque mais longo. A Apple anunciou a tecnologia como sendo o próximo nível de interação touch para a linha mobile da empresa. Serão destacadas duas das principais interações utilizando a tecnologia de 3D Touch: o Peek and Pop e o Quick Action.

Peek and Pop

O Peek and Pop consiste em conseguir realizar uma pré-visualização de um conteúdo mais específico de um determinado item sem a necessidade de sair do contexto atual. Em seguida iremos exemplificar interações utilizando o gesto de Peek and Pop.

Nosso primeiro exemplo a relatar é acessar o conteúdo do e-mail na caixa de entrada. No aplicativo de e-mail, ao pressionar com maior intensidade um e-mail específico na lista, o aplicativo irá exibir um preview do conteúdo do e-mail, como mostra a Figura 2.

Figura 2. Preview do e-mail.

Vemos que o usuário não saiu do contexto ou tela da lista de e-mails, abrindo um preview por cima da tela. O usuário ainda consegue acessar ações deslizando o dedo para cima, exibindo um menu com as determinadas ações de Responder, Encaminhar, Marcar, Notifique-me e Mover Mensagem. Também podemos utilizar esse recurso quando nos são enviados links de sites para que possamos visualizá-los rapidamente. A Figura 3 ilustra bem o exemplo.

Figura 3. Exibição do preview de um link.

Um outro recurso bem interessante e útil é quando nos é enviado um endereço através de mensagens e/ou e-mails. Ao invés de copiar o endereço, sair do aplicativo e colá-lo no aplicativo de mapas, conseguimos ter um preview imediato da localização apenas pressionando com mais intensidade o endereço em questão. A Figura 4 mostra a pré-visualização do endereço selecionado. Outros aplicativos já aderiram a esse gesto, tais como WhatsApp, Instagram, Dropbox, entre outros.

Figura 4. Exibição do mapa no endereço selecionado.

Quick Action

Outra forma de interação criada através da tecnologia 3D Touch é o Quick Action. Trata-se de uma lista de atalhos exibida ao pressionar de forma mais intensa o ícone do aplicativo em questão. Ao realizar esse gesto, o sistema operacional iOS irá exibir a lista sem precisar entrar de fato no aplicativo. Essa lista só é exibida nos aplicativos que incluírem a tecnologia de quick action e, consequentemente, os atalhos.

Com essa funcionalidade encontramos diversos exemplos que irão nos ajudar a, com menos toques, executar a ação desejada. Por exemplo, caso queiramos tirar uma foto com a câmera frontal, o fluxo normal seria abrir o aplicativo da câmera e tocar no botão para mudar da câmera traseira para a frontal. Com a utilização do Quick Action, basta pressionar com mais intensidade o ícone da câmera na tela principal do iOS e selecionar Take Selfie, como ilustra a Figura 5.

Outro exemplo: ao querer redigir uma nova mensagem de texto, ao invés de abrir o aplicativo de mensagens e tocar no ícone de “nova mensagem”, basta pressionar com mais intensidade o ícone do aplicativo de mensagens e pressionar New Message. O aplicativo irá abrir já na tela de nova mensagem. O mesmo acontece com aplicativos de mapa, como ilustra a Figura 5.

Figura 5. Ilustração do recurso do Quick Action utilizado nos aplicativos de foto, mensagem e mapa respectivamente.

Sem dúvida o recurso de Quick Action é implementado de forma mais abrangente comparado à utilização do 3D Touch dentro dos aplicativos. Veremos no decor ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo