Criado pela Netscape, ainda chamado LiveScript, hoje o JavaScript volta à moda com força total, empurrado para o mundo da mobilidade. Um dos motivos é a sua facilidade e simplicidade, outro é que por ser interpretado e não copilado, hoje quase qualquer browser é capaz de compreendê-lo, o que é perfeito para o mundo mobile.

Enquanto o WindowsMobile promete para a versão 7 um internet explorer que leia flash, e a Microsoft continua a vender o VisualStudio para aqueles aventureiros que querem criar programas para a mobilidade, a Palm promete para seu WebOS um sistema aberto e fácil para qualquer programador do mundo desenvolver com JavaScript, HTML e CSS. 

Não obstante, programadores ao redor do mundo também vêem encontrando soluções para desenvolver na mesma linguagem para outros móveis, entre as grandes surpresas está o livro da WROX sobre "MOBILE APPLICATIONS" para iPod Touch e iPhone. Sensacional forma de desenvolver programas para esta plataforma completamente legais e livres do crivo do AppleStore.


Está certo que o máximo que você conseguirá com este método será uma venda de assinatura de acesso ao serviço, uma vez que na WEB não há controle de uso ou acesso rigoroso, por outro lado, programadores de finais de semana, ou empresas de olho no mercado móvel consumidor podem finalmente desenvolver webapplications para suas empresas. Imaginem a FNAC ou FastShop com catálogos eletrônicos completos e simples de navegar, criados especificamente para seu público consumidor. Há um emprego neste setor!


Como praticamente qualquer outra plataforma do mundo, CAD, ERP, CRM, a programação também caminha na contramão da complexidade de alguns anos atrás, sem a perda de recursos ou a bestificação das soluções, ao contrário, está dando espaço à pessoas criativas, mas com pouca paciência a digitação de centenas de códigos, que agora possam também tornar realidade suas idéias.

No slogan de uma campanhia de CAD francesa, "Preocupe-se com o que fazer, nós nos preocupamos com o como fazer".

Para saber mais:

http://pdnblog.palm.com
http://www.wrox.com (looking for: Professional iPod Touch & iPhone Programming).