Por que eu devo ler este artigo:O ACBrNFeMonitor é um programa executável desenvolvido usando o componente ACBrNFe. A finalidade do ACBrNFeMonitor é permitir que qualquer linguagem capaz de ler e criar arquivos TXT ou utilizar Sockets (TCP/IP) consiga usar todos os recursos do componente ACBrNFe

O que é o ACBrNFeMonitor?

O ACBrNFeMonitor é um executável que fica no systray do Windows aguardando comandos para realizar as operações da Nota Fiscal Eletrônica - NFe. Com o ACBrNFeMonitor é possível criar, validar, consultar, cancelar e imprimir uma NFe. Também é possível inutilizar uma faixa de numeração da Nota Fiscal Eletrônica.

O ACBrNFeMonitor é pago?

Não, o ACBrNFeMonitor, assim como todos os componentes e utilitários do Projeto ACBr, é gratuito.

Obtendo o ACBrNFeMonitor

Para baixar o ACBrNFeMonitor, acesse aqui.

Configurando ACBrNFeMonitor

Após fazer o download do ACBrNFeMonitor, execute o arquivo ACBrNFeMonitor-0.2.0a-Windows-Instalador.exe e siga os passos normais de uma instalação clicando no botão avançar. Ao instalar o ACBrNFeMonitor, ele será adicionado ao iniciar do Windows, assim toda vez que a máquina for ligada, o ACBrNFeMonitor será executado automaticamente.

Ao executar o ACBrNFeMonitor pela primeira vez, será exibida uma mensagem informando que o programa precisa ser configurado, clique no botão OK que a tela de configuração será exibida, como mostra a Figura 1.

Tela de configuração
Figura 1. Tela de configuração

Na aba Monitor, deverá ser configurado o modo de funcionamento (TCP/IP ou Arquivo TXT) e caso necessário, é possível selecionar a opção "Proteger Configurações" que faz com que para entrar na tela de configurações seja solicitada uma senha, impedindo que pessoas desautorizadas mudem as configurações do ACBrNFeMonitor, como mostra a Figura 2.

modo de funcionamento
Figura 2. Modo de funcionamento

Na aba Certificado/DANFe, deverá ser informado o arquivo que contém o certificado digital e a senha deste arquivo. Também deverá ser informado a Forma de Emissão e a Logo Marca do DANFe. A opção orientação, atualmente só permite a impressão na orientação Retrato, como mostra a Figura 3.

Inserindo certificado
Figura 3. Inserindo certificado

Na aba WebService, selecione a UF de destino, o ambiente(Teste ou Produção) e se deseja que os arquivos enviados e recebidos sejam salvos. Caso você utilize um proxy na sua rede, configure também os campos do Proxy, como mostra a Figura 4.

Configurações finais
Figura 4. Configurações finais

Após tudo configurado, clique no botão salvar e o ACBrNFeMonitor estará pronto para ser utilizado.

Para saber quais comandos estão disponíveis no ACBrNFeMonitor e como utilizá-los, acesse o site principal da ferramenta.

Saiu na DevMedia!

  • Quais os passos para emitir a NF-e?:
    A nota fiscal eletrônica consiste de um arquivo XML, o qual é preenchido com os dados de uma movimentação de mercadoria ou serviço, assinado digitalmente e enviado para a SEFAZ do estado no qual o contribuinte reside.

Saiba mais sobre Automação Comercial ;)

  • Guia Completa de Automação Comercial:
    Nesse guia veremos como a automação comercial agiliza os processos nas empresas, aumentando a sua competitividade no mercado. Se você quer aumentar a eficiência de processos manuais.