Acessando Firebird no Delphi 8

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (1)

Veja como acessar o Firebird no Delphi 8, neste artigo de Luciano Pimenta.

 

Mostrarei neste artigo, como criar uma conexão do Firebird no Data Explorer no Delphi 8, como também instalar os componentes de acesso ao Firebird. Como o leitor deve ter visto nas edições anteriores da ClubeDelphi, o Delphi 8 possui uma nova tecnologia de acesso a dados chamada ADO.NET, baseada na qual a Borland criou o BDP (Borland Data Provider). A compatibilidade entre o Firebird e o BDP da Borland ainda existe, mas não sabemos por quanto tempo.

Mas como a arquitetura do BDP pode ser estendida, foi criado um Provider para acesso ao Firebird, que pode ser baixado em: http://prdownloads.sourceforge.net/firebird/FirebirdNETProvider-1.6-NET1.1.exe

O Delphi 8 introduziu o conceito do Data Explorer, para a criação rápida de conexões aos banco de dados suportados. Iremos também criar uma conexão para o Firebird, para que a mesma fique disponibilizada no Data Explorer do Delphi 8.

Para isso, baixe o arquivo no endereço: http://prdownloads.sourceforge.net/firebird/FirebirdBDP1.0-Alpha2.exe?download

 

Nota: Essa versão é beta, por isso, recomendo somente para testes.

 

Nota: O artigo foi desenvolvido com o Delphi 8 e o Update 2 instalado.

 

A instalação dos dois aplicativos é bastante simples, portanto, basta executar o instalador até o fim para instalar corretamente os arquivos.

Criando a conexão no Data Explorer

Para mostrar a opção para o Firebird no Data Explorer, temos que editar dois arquivos XML, que estão no diretório Bin da instalação do Delphi 8. Faça uma cópia dos arquivos BdpDataSources.xml e bdpConnections.xml, por questão de segurança, caso acha algum problema.

Abra o arquivo BdpDataSources.xml, utilize o Bloco de Notas, ou algum aplicativo que edite arquivos XML, e adicione o seguinte código, antes da tag </DataSource>:

 

<provider name="Firebird" connectionStringType="FirebirdSql.Data.Bdp.FbConnectionString, FirebirdSql.Data.Bdp, Version=1.0.0.0, Culture=neutral, PublicKeyToken=c7d0a028dd9e545b">

  <objectTypes>

  <objectType>Tables</objectType>

  <objectType>Procedures</objectType>

  <objectType>Views</objectType>

  </objectTypes>

</provider>

 

Salve as alterações e feche o arquivo. Abra o arquivo bdpConnections.xml e adicione o seguinte código, antes da tag </ArrayOfBdpConnectionString>:

 

<BdpConnectionString xsi:type="FbConnectionString">      <Assembly>FirebirdSql.Data.Bdp,Version=1.0.0.0,Culture=neutral,

PublicKeyToken=c7d0a028dd9e545b

   </Assembly>

    <Name>FbConn1</Name>

    <Database>localhost/3050:employee.fdb</Database>

    <UserName>sysdba</UserName>

    <Password>masterkey</Password>

</BdpConnectionString>

 

Pronto, criamos a nossa conexão do Firebird no Data Explorer do Delphi 8. Abra o Delphi 8 e visualize no Data Explorer a conexão do Firebird

 

Figura 1. Acesso ao Firebird adicionado no Data Explorer

Instalando os componentes Provider

  Vamos agora adicionar os Provider para acesso ao Firebird. Acesse o menu Component|Installed .NET Components, clique no botão Select as Assembly e escolha o arquivo FirebirdSql.Data.Firebird.dll que está no diretório de instalação do Firebird .NET Provider. Clique em OK e visualize na categoria General da Tool Palette os componentes de acesso ao Firebird.

 

Figura 2. Componentes de acesso ao Firebird no Delphi 8

Para testar, basta criar uma conexão com os componentes (que são similares ao BDP da Borland) e acessar as tabelas, views ou StoredProcedures de qualquer banco de dados Firebird.

 

Figura 3.

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Ficou com alguma dúvida?