Acesso a dados com Windows Forms 2.0

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (3)

Veja neste artigo de Alexandre Tarifa, como criar aplicações Windows Forms 2.0 com acesso a dados. Acesso exclusivo para Assinantes.

 

Trabalhar com banco de dados em aplicações comerciais é muito comum, em cenários com pequenos, médios e grandes sistemas. O Windows Forms 2.0 traz recursos para trabalharmos com diversos cenários, desde projetos mais simples, onde a qualidade do código não é um fator muito importante, e cenários onde o código deve ser algo 100% controlado pela equipe envolvida no projeto.

Para cenários simples, onde os sistemas possuem funcionalidades de cadastros simples a tabelas e consultas que resultam a ligação desta tabela, temos o recurso de Data Binding, onde um desenvolvedor inexperiente consegue criar uma aplicação completa, onde na verdade, grande parte do código é gerado pela ferramenta, neste caso o Visual Studio 2005.

É possível de forma muito simples criar cadastros ou consultas direcionadas a tabelas, onde utilizando o recurso de Drag and Drop (arrastar e soltar), conseguimos criar por exemplo um formulário com controles, validação, relacionamentos de tabelas, etc. A criação de consultas com filtros customizados também é uma tarefa muito simples.

Será criado um sistema simples, baseado em três tabelas relacionadas, onde teremos um cadastro e uma consulta utilizando diversos controles de formulários.

Na prática

Abra o Visual Studio 2005 ou o Visual Basic Express, e clique em file > new project. Selecione Windows Application e coloque o nome DataBinding.

 

Figura 1.

Criação do projeto

Adicione um novo formulário, clique no Solution Explores (Ctrl + Alt + L) com o botão direito do mouse e clique em Add > New Item. Selecione o Template de Windows Forms e nomeie como frmCadastro.

No formulário de cadastro altere a propriedade Text para Cadastro de Produtos.

Como banco de dados para este exemplo utilizará o banco de dados NorthWind com Access. Para baixar entre no link: http://www.microsoft.com/downloads/details.aspx?FamilyID=C6661372-8DBE-422B-8676-C632D66C529C&displaylang=EN.

Foi adicionado no Visual Studio uma nova janela chamada Data Sources que pode ser chamada pelo atalho Shift + Alt + D.

 

Figura 2.

Janela de Data Source

Na janela de Data Sources clique em Add New Data Source. Uma janela é aberta para selecionar o Data Source. Selecione DataBase.

 

Figura 3.

Seleção de Data Source

A próxima janela selecionamos a conexão com o arquivo ou servidor de banco de dados, clique em New Connection. Selecione na conexão o Data Source com Access e selecione o arquivo mdb do banco de dados.

 

Figura 4.

Seleção do arquivo mdb

Selecione Next e uma janela é aberta para configurarmos o nome da chave que será adicionada no arquivo de configuração, app.config, com o valor da string de conexão.

 

Figura 5.

Nome da chave no app.config

Na próxima janela selecionamos as tabelas do banco de dados que vamos utilizar, selecione: Categories, Products e Suppliers. E clique em finish. Note na janela de data sources as tabelas sendo exibidas.

 

Figura 6.

Tabelas na janela de data source

Clique no + da tabela de produtos e todos os campos são exibidos, de acordo com o tipo no banco de dados, é exibido os prováveis controles que serão utilizados. Altere os campos de CategotyID e SupplierID para ComboBox.

 

Figura 7.

Campos da tabela de produtos

A ultima configuração antes da criação do cadastro é mudar o tipo na tabela, selecione em Products para Detail.

 

Figura 8.

Seleção para Detail

Arraste a tabela de Products para dentro do formulário. Todo o formulário é criado.

 

Figura 9.

Formulário criado

Ainda é necessário configurar os ComboBox de Supplier e Category. Para cada combo, selecione a tabela específica no Data Source, e arraste sobre o ComboBox. Com isso já é configurado os controles. Simples? Muito! O formulário está pronto!

Para executar, de um duplo clique sobre My Project no Solution Explorer e selecione, Startup Form para frmCadastro. Pressione F5.

 

Figura 10.

Formulário desenvolvido

A tela de consulta é muito mais simples. Vamos criar uma tela onde teremos um ComboBox com todas as categorias, que a cada seleção, trazemos em um DataGrid os produtos da categoria.

Adicione um novo formulário, clique no Solution Explores (Ctrl + Alt + L) com o botão direito do mouse e clique em Add > New Item. Selecione o Template de Windows Forms e nomeie como frmConsulta.

Arraste para dentro do formulário um controle ComboBox diretamente da janela ToolBox.

 

Figura 11.

Controle adicionado

Na janela de Data Sources, arraste a tabela de categorias sobre o controle ComboBox, com isso já carregamos todas as categorias dentro do controle. Para executar, de um duplo clique sobre My Project no Solution Explorer e selecione, Startup Form para frmConsulta. Pressione F5.

 

Figura 12.

Formulário em execução

Na janela de Data Sources clique sobre o + ta tabela de categorias, note que abaixo dos campos temos outra tabela de produtos. Isso significa que já foi detectado um relacionamento entre as tabelas.

 

Figura 13.

Produtos relacionados com categorias

Altere a tabela de produtos para DataGrid e arraste para dentro do formulário. Execute a aplicação com F5.

 

Figura 14.

Conclusões

Os recursos de DataBinding trazem uma facilidade muito grande para projetos pequenos e simples. São possíveis muitas customizações, mas o principal é não necessitar de código algum por parte do desenvolvedor.

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?