Atenção: esse artigo tem uma palestra complementar. Clique e assista!

Do que trata o artigo

O texto descreve os meios de acesso a dados mais comuns no desenvolvimento de soluções baseadas na plataforma .NET.


Para que serve

O texto serve como introdução aos conceitos inerentes ao acesso a dados no desenvolvimento de aplicações .NET. O leitor terá uma visão das possibilidades e com isso poderá focar num estudo mais detalhado dos itens que mais se aproximam a sua necessidade.


Em que situação o tema é útil

Para programadores iniciantes que desejam criar soluções baseadas na plataforma .NET e que tenham armazenamento de dados.

Resumo do DevMan

Na maioria das aplicações desenvolvidas existe a necessidade de armazenarmos as informações em algum repositório de dados para posterior recuperação. Veremos os métodos mais utilizados para recuperação de dado no desenvolvimento de aplicações .NET, além de entender quais são os requisitos necessários para garantir a integridade das informações.

Sempre que falamos em engenharia de software, especialmente em desenvolvimento de aplicações, estamos tratando da utilização de tecnologias, práticas de gestão de projetos e outras disciplinas a fim de chegarmos num resultado final que satisfaça uma necessidade de negócio. Notadamente, dentre as tecnologias (ferramentas) utilizadas podemos destacar o banco de dados como uma das principais para a composição de uma solução. A grande maioria das aplicações desenvolvidas utiliza informações oriundas dos usuários (utilizadores da aplicação) para transformá-las, modificá-las ou simplesmente fazerem parte de um processo no qual algum resultado é esperado. É fácil concluir que essas informações, ou dados, devem ser armazenados de alguma forma para que depois seja possível recuperá-los para uso na aplicação.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo