Acesso Remoto e Seguro também nas Pequenas e Médias Empresas - Revista Infra Magazine 6

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

O artigo apresenta as principais razões para a adoção massiva do acesso remoto seguro nas Pequenas e Médias Empresas por meio das soluções de VPN

Do que se trata o artigo:

O artigo apresenta as principais razões para a adoção massiva do acesso remoto seguro nas Pequenas e Médias Empresas por meio das soluções de VPN, as características técnicas dos diferentes tipos de acessos e exemplos de produtos acessíveis a este mercado.


Em que situação o tema é útil:

Hoje a palavra de ordem é mobilidade, sejam nos negócios, nos estudos ou mesmo nos momentos de lazer. Prover acesso remoto e principalmente seguro aos diversos conteúdos disponíveis é o grande desafio para as equipes envolvidas nas áreas de Tecnologia, Comunicação e Segurança da Informação. Garantir ao mesmo tempo proteção e praticidade neste tipo de acesso pode ser um diferencial de negócio. Recursos como VPN criam a possibilidade de garantir isso através de diferentes métodos de conexão e, o que é mais interessante, a um custo acessível, inclusive para o mercado das Pequenas e Médias Empresas (PME’s).

Resumo do DevMan:

Diante deste novo cenário onde a necessidade de mobilidade atinge a todos, especialmente às organizações que atuam nos mais diversificados tipos de negócio, sendo que, ao mesmo tempo, novas ameaças proliferam na rede mundial, é fundamental que a comunicação entre os diferentes pontos de acesso sejam realizados com segurança e por que não, de forma simples. É neste ambiente caótico que soluções de VPN ganham destaque, agora também nas Pequenas e Médias Empresas (PME’s), devido ao baixo custo de sua implementação somado às atuais necessidades do mercado.

O conceito prático de uma VPN (Virtual Private Network – Rede Privada Virtual) é criar um túnel seguro virtual que permita a comunicação entre dois pontos distantes, utilizando uma infraestrutura de rede pública e não confiável. A segurança na comunicação dos dados que trafegam por esse túnel é realizada por meio do uso de criptografia entre a origem e o destino, eliminando assim os riscos de uma eventual interceptação das informações durante sua transmissão. Usando uma analogia muito empregada para explicar o conceito de um túnel VPN, é o exemplo do Eurotúnel. Imagine que você quer ir da França para a Inglaterra e para isso você utiliza um barco e navega pelo Canal da Mancha. Neste trajeto, qualquer um pode ver o seu barco, ver as pessoas que estão com você e até a roupa que você está vestindo. Não há privacidade. Agora imagine que você esteja percorrendo o mesmo trajeto, só que passando pelo Eurotúnel (uma VPN). Pelo Eurotúnel só há uma entrada e uma saída, não permitindo a interceptação de outras pessoas no meio do caminho, como também ninguém fora do túnel saberá sequer que você está passando por ali. Isso lhe dá segurança e privacidade durante todo o trajeto.

No mundo virtual, para que isso aconteça, a comunicação via VPN deve prover os seguintes requisitos básicos de segurança:

· Autenticidade: a comunicação entre os pontos de uma rede devem ser reconhecidos como autênticos por ambos os lados através da troca de chaves de criptografia, autorizando assim o recebimento e o envio de informações entre as partes. Sem a autenticidade dos dois pontos, não há garantia que o tráfego esteja sendo enviado para o destino correto;

· Confidencialidade: este requisito é visto como o principal item de uma VPN, embora todos sejam necessários para a sua completa realização. Garantir que as informações trafegadas entre os dois pontos pelo túnel de uma Rede Virtual Privada estejam realmente protegidas contra uma possível captura de pacotes no meio da transmissão é fundamental para a segurança das organizações, uma vez que estas informações passam através de uma rede pública sem proteção;

· Integridade:"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?