De que se trata o artigo:

Neste artigo veremos os principais problemas associados ao acompanhamento de projetos ágeis num ambiente distribuído, dando ênfase à prática Daily Meeting do Scrum. Em seguida discutiremos como as ferramentas fornecem apoio a essa prática. Por fim, uma abordagem é proposta para dar o suporte necessário ao Daily Meeting distribuído com o apoio de um ambiente para a realização das reuniões diárias.

Para que serve:

Este artigo serve para as empresas que visam melhorar o acompanhamento de seus projetos distribuídos utilizando o Scrum como principal metodologia ágil no gerenciamento do mesmo.

Em que situação o tema útil:

Esse tema é útil para as empresas que pretendem escalar o projeto através do desenvolvimento distribuído e estão em busca de informações de como o acompanhamento do projeto pode ser realizado.

Autores: Hernan Julho Muñoz e Teresa M Medeiros Maciel

No cenário atual, os sistemas possuem funcionalidades cada vez mais complexas, os requisitos mudam constantemente, e a entrega é feita em um tempo cada vez mais curto. Tais fatos motivaram a adoção de metodologias mais flexíveis, que promovesse maior rapidez e qualidade ao software produzido. A adoção das metodologias ágeis de desenvolvimento cresceu nos últimos anos pelo fato de os projetos que usavam os chamados métodos tradicionais apresentarem os mesmos problemas, dentre eles: extrapolação dos prazos de entrega do software, custo acima do previsto e a insatisfação elevada do cliente.

Em paralelo ao crescimento dos métodos ágeis, o desenvolvimento distribuído de software vem ganhando cada vez mais adeptos. Dentre as razões pela opção por esta abordagem, pode ser ressaltado o baixo custo para manter um espaço físico para acomodar muitas pessoas em algumas regiões e a dificuldade de encontrar pessoas qualificadas na mesma localidade. Outra vantagem é a capacidade das equipes distribuídas de trabalharem em paralelo e em diferentes fusos horários, acelerando a velocidade de desenvolvimento [6].

O uso de metodologias ágeis no desenvolvimento de sistemas com times distribuídos pode ser uma boa estratégia para reduzir custo e ainda mais o tempo de desenvolvimento de um sistema. O fato de os princípios e valores dos métodos ágeis pregarem maior foco na interação de clientes, feedback rápido e maior interação entre os membros através do contato face-a-face, é um empecilho num ambiente distribuído. Apesar destas possíveis restrições, algumas empresas adotaram esta combinação com sucesso, como a experiência relatada por Sutherland [13], que descreve o cenário no qual foi aplicado Scrum com XP em equipes distribuídas.

A adoção do desenvolvimento ágil distribuído é considerada um desafio para o gerenciamento ágil de projetos, pelo fato de tornarem a comunicação e a interação entre os membros mais difíceis, podendo causar maus entendimentos das funcionalidades durante o projeto. Por outro lado, metodologias ágeis mais específicas para a gestão de projetos, como Scrum, podem ajudar no gerenciamento ao incentivar a equipe a se comunicar e acompanhar o progresso do projeto todos os dias. Através das reuniões diárias propostas pelo Scrum, os membros da equipe interagem, o progresso é monitorado e os ajustes que precisam ser realizados durante o projeto podem ser tomados prontamente, melhorando a comunicação e a colaboração entre os membros.

O gerenciamento ágil de projetos com Scrum deriva de boas práticas de negócios em empresas como Fuji-Xerox, Honda, Canon e Toyota. Uma forma de minimizar a distância física em uma equipe distribuída é o apoio ferramental adequado, que viabilize a execução de práticas ágeis de forma distribuída, sem comprometer a comunicação e colaboração do time.

Motivada por este cenário, uma ferramenta de código aberto foi desenvolvida por um aluno do mestrado profissional do Cesar e evoluída por alunos de mestrado da UFPE, denominada FireScrum. Essa ferramenta visa apoiar muitas das práticas definidas pelo Scrum, permitindo que o processo seja seguido e monitorado remotamente. Além disso, em algumas práticas o FireScrum provê formas de comunicação oral e textual, interação e colaboração entre os membros de equipes distribuídas.

Inserido neste contexto, este artigo apresenta uma forma de suportar a execução de práticas de acompanhamento de projetos ágeis distribuídos, mais especificamente a reunião diária (ou Daily Meeting) adotada pelo Scrum. Neste sentido, o objetivo principal deste trabalho é definir uma abordagem para tratar o Daily Meeting distribuído e propor um ambiente integrado à ferramenta FireScrum. Esse ambiente tem como finalidade apoiar equipes distribuídas na realização da reunião diária, possibilitando também o armazenamento de informações relevantes dessas reuniões. A seção Uma abordagem para tratar o Daily Meeting distribuído descreve em detalhes como esse apoio pode ser realizado.

Desenvolvimento de software distribuído

Atualmente, com a globalização e a crescente demanda por novos sistemas, as empresas se depararam com a necessidade de estudar novas formas para alcançar alta produtividade. Uma opção investigada para alcançar esses objetivos foi o desenvolvimento distribuído de software (DDS). O DDS consiste no desenvolvimento de software com pessoas distribuídas em diferentes localidades. Estes locais podem ser bairros, cidades ou mesmo países diferentes. Ele permite que diversas pessoas trabalhem em lugares diferentes, como uma única equipe no intuito de desenvolver software mais rápido do que o habitual.

Além disso, alguns motivos são responsáveis pela crescente adoção do DDS, conforme descrito por French [5]. Em seu estudo, French menciona que a distribuição é, muitas vezes, uma consequência inevitável de fatores organizacionais. Os principais fatores identificados durante o estudo foram os seguintes:

· Os membros não podem ou não querem se mudar para outra localidade;

· Os membros especializados necessários para o sucesso do projeto estão em localidades diferentes;

· O custo da viagem ou mudança é alto;

· Reduzir o custo do espaço físico em determinado local.

Além disso, a demanda por novos sistemas está crescendo mais rapidamente do que os recursos profissionais em alguns locais, e alguns tipos de especialidades são difíceis de serem encontrados.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo