ADF - Criando uma aplicação simples (CRUD) baseada em uma tabela

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

O Tutorial seguinte apresenta o ADF (Application Developer Framework), criando uma aplicação CRUD baseado em uma tabela... Para iniciantes...

1 - Abra o JDeveloper crie uma nova aplicação:  
 - File
    - New
       - New Application.

2 - Dê o nome para a sua aplicação de CadEquipamentos, informe os prefixos dos pacotes e selecione o template Fusion Web Application (ADF). Clique em Next.

3 - Caso queira outro local para a sua aplicação, altere o diretório. Clique em Next.

4 - Você pode alterar o caminho ou os pacotes se desejar. Clique em Next.

5 - Aceite os valores defaults. Clique em Next.

6 - Clique em Finish.


7 - Irá exibir a Tela de controle da aplicação.

8 - Criando uma conexão com o banco de dados.

9 - Informe os dados de conexão: usuário, senha, host, porta e SID do banco de dados. Após informar os dados, teste a conexão, se der Success! Clique em Ok. Se não, revise os dados.

10 - O próximo passo é criar os objetos do projeto Model. Clique com o botão direito em cima do projeto Model, selecione ADF Business Components, no lado direto selecione Business Components from Tables.

11 - Selecione a conexão que criamos anteriormente.

12 - Para gerar o Entity Objects, busque a tabela que servirá de base para a nossa aplicação, após encontrar, selecione e Add (CTRL+D), passando-a para o lado direito do formulário. Clique em Next.

Se não criou uma tabela específica para o teste, crie a seguinte tabela:

CREATE TABLE TESTE_ADF_3
(
 COD_EQUIPAMENTO NUMBER
,DESCRICAO VARCHAR2 (50)
,DTA_AQUISICAO DATE
,OBSERVACAO VARCHAR2 (200)
);

13 - Agora selecione o “pré-view” gerado automaticamente, selecione e Add (CTRL+D), passando-o para o lado direito do formulário para Updatable View Objetcs e clique em Finish.

14 - O próximo passo é criar uma pagina JSF. Clique com o botão direito do mouse sobre o projeto ViewController, selecione New. Clique em JSF e no lado direito selecione JSP page.

15 - Dê um nome para a sua página de CadEquipamentos . Marque a opção Create as XML Document e clique em OK.

16 - Pronto, a sua página foi criada e o editor JSF será carregado! Agora o próximo passo é montar a sua página utilizando os componentes necessários.

17 - Abra a aba Data Controls, selecione TesteAdf3View(este nome é gerado automaticamente, vai depender do nome da tabela que está utilizando) e arraste para dentro da página JSP. No menu flutuante que irá aparecer, selecione Forms, ADF Form.

18 - Marque a opção Include Navigation Controls(botões: First, Next, Previous, Last) e clique em OK.

19 - Agora vamos incluir no formulário os botões para inserir registro, dar rollback e comitar. Na aba DataControls expanda a árvore do TesteAdf3View(este nome é gerado automaticamente, vai depender do nome da tabela que está utilizando), expanda a árvore Operations, selecione CreateInsert, Find e o Execute(um de cada vez)e arraste para o JSP.

OBS: toda vez que você arrastar o componente, será exibido o menu flutuante, basta escolher Operations à ADF Button.

20 - Os botões Commit e Rollback estão mais abaixo do AppModuleDataControl, na outra árvore. Clique e arraste para dentro do JSP, um de cada vez, seguindo os mesmos passos anteriores.

21 - PRONTO! Agora vamos rodar a aplicação, clique com o botão direito sobre o JSP e selecione Run (Ctrl + F11). Se você fez tudo certo como nos passos anteriores o browser será aberto com a página que nós criamos com o nosso formulário.

Observações:
- Ao rodar a aplicação pela primeira vez, o tempo para inicialização do servidor demora um pouco!
- Ao clicar sobre o objeto, à direita ficam todas as propriedades dele, portanto modifique à vontade para ver os resultados.

Não tem segredo... Dúvidas, entre em contato!

Abraço!
 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?