Adicionando Atlas no Toolbox

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Veja como adicionar o Atlas no Toolbox

Ramon Durães (e-mail) possui larga experiência em tecnologia Microsoft. Microsoft Most Valuable Professional (MVP), Associate Mentor na 2pc Professional Computing (http://www.2pc.com.br/), onde atua como Arquiteto de soluções. Fundador do grupo de usuários Mutex (http://www.mutex.com.br/). Escreve artigos e ministra treinamentos, além de realizar palestras nos maiores eventos do Brasil.

O Atlas está em fase de desenvolvimento. Por isso, algumas funções como já aparecer no Toolbox do Visual Studio ainda não estão disponíveis para o desenvolvedor final, conforme Figura 01. No entanto, nada nos impede de adicionar manualmente as referências para que possa aparecer.

Se você está chegando agora, confira nos outros artigos mais informações sobre o Atlas que é o Framework da Microsoft para implementação das técnicas do AJAX (Asynchronous Javascript and XML) dentro do ASP.NET 2.0. Você rapidamente vai se encantar com o Atlas desde o primeiro contato que além de resolver o problema do PostBack (página recarregando), faz com a simplicidade do ASP.NET de forma que você mantenha seu modelo de desenvolvimento.

Inicie um novo projeto para utilizar o Atlas, de preferência já baseado no template do Atlas, senão terá que adicionar as referências no web.config, assim como a Microsoft.Web.Atlas.dll.


Figura 01 - Toolbox padrão.

Com seu projeto iniciado, clique no Toolbox com botão direito e escolha a opção Add Tab e entre com nome "Atlas". Depois repita o mesmo processo para "Atlas Toolkit". Com isso, você vai criar os dois grupos, conforme Figura 02.


Figura 02 - Adicionando grupos.

Após isso, clique no grupo do Atlas para expandir e, novamente com botão direito, escolha opção "Choose Items" conforme Figura 02. Vai carregar a tela para você escolher alguma referência para adicionar. Escolha a opção Browse e aponte para o caminho
"c:\Program Files\Microsoft ASP.NET\Atlas\v2.0.50727\Atlas\Microsoft.Web.Atlas.dll". Esse é o caminho da dll do Atlas que é instalado por padrão. Logo após confirmar, você já vai conferir o resultado, conforme Figura 03.


Figura 03 - Itens do Atlas no Toolbox.

Repita o mesmo processo para carregar o itens do Atlas Toolkit, porém o mesmo ainda não tem instalador. Por isso, aponte para a pasta que você descompactou o exemplo, nesse caso utilizei: C:\Atlas\ToolkitAbril\SampleWebSite\Bin\AtlasControlToolkit.dll. Após confirmar, confira o resultado na Figura 04.


Figura 04 - Itens do Atlas Toolkit no Toolbox.

Conforme você observou com essa configuração, você já vai ter acesso diretamente pelo Toolbox a todos itens do Atlas. Continue atento nos próximos artigos que teremos muitas novidades saindo em breve.

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?