Administração de dados na gestão de qualidade

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (5)  (1)

 

Nos artigos anteriores chamei a atenção por diversas vezes da importância do administrador de dados como grande conhecedor do negócio da empresa, porém outro papel fundamental do administrador de dados é como auxiliar no processo de gestão de qualidade.

 

A atenção para as questões da qualidade como um todo, surgiu primeiramente no setor industrial, através da adoção de medidas para diminuir o número de peças e produtos defeituosos, e estendeu-se a outros setores e processos de uma organização chegando finalmente à T.I.

 

 Como sabemos a gestão da qualidade em tecnologia da informação engloba um conjunto de atividades de planejamento, desenvolvimento e garantia da qualidade de serviços e softwares, adotadas por uma organização visando proporcionar aos usuários dos sistemas, os serviços e softwares que realmente atentam suas necessidades, diminuindo o custo, evitando retrabalho e principalmente atendendo as reais necessidades da organização.

 

O paradigma da qualidade global estabelece uma ruptura com as práticas anteriores visto que desloca o ataque aos problemas da não-qualidade, da inspeção e correção de produtos finais, para a melhoria dos processos internos. Desta forma, a qualidade deixa de significar apenas a simples ausência de defeitos para se tornar, principalmente o valor acrescentado aos produtos e serviços oferecidos ao cliente final.

 

Como já discutimos anteriormente, uma das principais atribuições da administração de dados é garantir a qualidade e a confiabilidade dos dados corporativos. Para desta maneira, proporcionar condições de satisfação das necessidades de informação, enquadrada na estratégia da organização, com níveis de qualidade e acessos adequados e controlados a cada setor da organização.

 

Dirigir uma organização de forma a assegurar a qualidade global das suas atividades requer informações confiáveis, atualizadas e oportunas e, processos de provisionamento, produção e distribuição de dados cuja qualidade não ofereça dúvidas. Portanto não se pode desassociar a gestão de qualidade global de uma empresa, da administração de dados.

 

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?