Esse artigo faz parte da revista SQL Magazine edição 51. Clique aqui para ler todos os artigos desta edição

AN> 

MySQL

Administrando o MySQL usando o MySQL Administrator

 

 

O Administrador de Banco de Dados (DBA – Database Administrator) é responsável por diversas tarefas relacionadas à manutenção do sistema como um todo. Dentre estas tarefas se destacam a alteração de objetos, tais como tabelas, índices e colunas, criação de usuários e concessão de privilégios, execução de backup, e finalmente, a detecção e recuperação de dados corrompidos. O MySQL possui comandos que permitem ao DBA executar todas as rotinas citadas anteriormente, mas em geral, a utilização pode não ser a forma mais simplificada de operar o banco de dados.

Uma interface baseada em linhas de comandos em geral requer um grande esforço de digitação, além do operador ter que lembrar a sintaxe dos mais variados comandos existentes no SGBD. Neste caso, existem várias ferramentas que provêem uma interface gráfica que facilita a manipulação do SGBD, tais como o SQLYog – http://www.webyog.com, Toad for MySQL – http://www.quest.com/toad-for-mysql/, EMS Application Suite for MySQL -  http://solutions.mysql.com/solutions/item.php?id=131, dentre outras. Todas estas ferramentas fornecem mecanismos amigáveis para a execução das mais variadas tarefas de administração do banco de dados MySQL, sendo possível na maioria das vezes a utilização de apenas alguns cliques do mouse para a execução das atividades.

Vale ressaltar que as ferramentas anteriormente citadas são desenvolvidas por empresas parceiras da MySQL AB, que fornecem produtos acessórios para os mais variados propósitos. Neste caso, a própria MySQL AB desenvolve as suas próprias ferramentas para auxiliar os usuários na manipulação do banco de dados MySQL. As ferramentas vão desde a manipulação de dados (MySQL Query Browser), modelagem de dados (MySQL Workbench), administração do servidor (MySQL Administrator) e, finalmente, uma ferramenta para suporte à migração de dados entre SGBDs (MySQL Migration Toolkit). Todas estas ferramentas são disponibilizadas sob a licença GPL e podem ser obtidas gratuitamente a partir do site http://www.mysql.com/products/tools/.

O objetivo deste artigo é apresentar a ferramenta de administração do MySQL desenvolvida pela MySQL AB. Mais especificamente, serão apresentados os principais recursos deste sistema, bem como um passo a passo para a utilização da mesma na execução de tarefas administrativas do servidor MySQL.

Descrevendo um banco de dados exemplo

Os exemplos utilizados neste artigo serão criados utilizando-se o MySQL 5.0.38 e o MySQL Administrator 1.2, ambos disponíveis para download no endereço http://www.mysql.com/downloads. Para efeito de base de dados, será utilizado o banco de dados world, contendo informações sobre países, cidades e capitais, que também pode ser obtido a partir do endereço http://downloads.mysql.com/docs/world.sql.gz. Este link contém um arquivo compactado contendo os comandos SQL para a criação das tabelas City, Country e CountryLanguage, bem como os dados para popular cada uma desta tabelas.

Devido ao MySQL Administrator conter um instalador com uma interface intuitiva e fácil de utilizar, os detalhes de instalação do produto não serão abordados neste artigo. Portanto, todos os exemplos subentendem a existência dos sistemas citados anteriormente, instalados e configurados para serem utilizados.

Estabelecendo a conexão com o servidor de banco de dados

Ao iniciar a execução do MySQL Administrator, este apresentará uma tela para que o usuário possa estabelecer a conexão entre a ferramenta e o servidor MySQL que se deseja manipular. Para isto, deve-se informar o endereço do servidor, IP ou DNS (Domain Name Servers), um usuário e a senha. Além destas informações, é possível utilizar parâmetros opcionais tais como o uso de compressão de dados, porta ou arquivo de socket, que é uma forma mais eficiente de conexão entre o cliente e o servidores MySQL rodando em uma mesma máquina Linux. A Figura 1 ilustra a tela padrão para login no MySQL Administrator.

 

Figura 1. Tela padrão de login no MySQL Administrator

 

Ao acionar o botão detalhes ('Details >>') é possível ter acesso aos parâmetros opcionais para a conexão com o servidor de banco de dados. A Figura 2 fornece uma ilustração desta janela com estes dados complementares.

 

Figura 2. Tela de login no MySQL Administrator, com parâmetros opcionais.

 

Vale ressaltar que a ferramenta disponibiliza recurso para salvar as informações de conexão para serem utilizados em acessos futuros. ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo