Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

De que se trata o artigo

Este artigo aborda o tema gerência de projetos utilizando metodologias ágeis e apresenta a ferramenta Sprintometer utilizada para apoiar a utilização de métodos ágeis.


Para que serve

Para mostrar os benefícios que o uso de ferramentas pode trazer para o desenvolvimento ágil de aplicações. Para isso, será apresentado um estudo de caso para ilustrar a criação de um projeto nesta ferramenta.

Em que situação o tema é útil

O tema se torna fundamental para quem utiliza alguma das metodologias ágeis, como XP e Scrum, pois obterão conhecimento sobre como utilizar a ferramenta Sprintometer para o gerenciamento de seus projetos.

Autores: Jacimar Fernandes Tavares e Marco Antônio Pereira Araújo

O processo de desenvolvimento de software possui várias etapas que a literatura técnica vem abordando ao longo dos anos. As diferentes formas de se desenvolver software nos dias atuais mostram que entre as metodologias utilizadas estão as metodologias tradicionais e as metodologias ágeis.

Metodologias ágeis como XP (Extreme Programing) e Scrum são utilizadas por diversas empresas de desenvolvimento com o intuito de tornar seus processos mais eficientes e ágeis quanto possível, no sentido de continuar dentro do orçamento, efetuar as alterações que as mudanças nos requisitos exigem, entre outras coisas, tudo isso dentro dos limites do projeto a ser desenvolvido.

Para uma empresa aderir a métodos ágeis, na maioria das vezes, leva-se em conta algumas das características dessas metodologias ágeis, como produtividade, documentação reduzida (mas não necessariamente eliminada), utilização de processos flexíveis, entre outras características. Independente da metodologia ágil a ser utilizada e da produtividade almejada, a maioria das empresas busca obter um controle eficiente sobre os seus processos, sobre a produção da equipe, sobre o processo de desenvolvimento da solução e sobre suas informações.

Com base neste raciocínio, os adeptos de métodos ágeis podem contar com uma série de ferramentas que podem ser utilizadas para apoiar sua utilização. Neste artigo serão abordados alguns pontos importantes sobre a utilização de ferramentas nas diferentes etapas do processo de desenvolvimento de um projeto. Também será apresentada a ferramenta Sprintometer para que o desenvolvedor possa apoiar parte do seu processo de desenvolvimento de software. Para isso, um estudo de caso será utilizado, com o intuito de mostrar na prática como definir o escopo de um projeto usando Scrum, apoiado por alguns dos principais recursos dessa ferramenta.

A utilização de ferramentas CASE

O processo de desenvolvimento de uma aplicação pode contar com uma série de ferramentas conhecidas como ferramentas CASE (Computer-Aided Software Engineering), que proporcionam a automatização das diferentes necessidades do projeto, como controle do cronograma, controle dos requisitos referentes ao projeto que se está trabalhando, criação de diferentes tipos de diagramas de software, teste de software, gestão das mudanças, e até mesmo ambientes de desenvolvimento de software, dentre outras necessidades.

Em projetos utilizando as metodologias Scrum ou XP, uma ferramenta interessante seria a que permitisse, a exemplo do Scrum, que o Scrum Master pudesse manter as informações que ele necessita sobre o projeto que se está trabalhando, e com isto ganhar em produtividade e maior capacidade de monitorar as ações do Scrum Team. Neste contexto, a ferramenta a ser apresentada neste artigo permite ao Scrum Master realizar este trabalho, mas antes de conhecê-la, é necessário que alguns conceitos importantes sobre a ferramenta sejam conhecidos.

A ferramenta Sprintometer

Sprintometer é uma ferramenta livre utilizada para gerir projetos que utilizam as metodologias ágeis Scrum ou XP. Ela permite a definição do projeto como seus sprints ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo