Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

De que se trata o artigo

Este artigo apresenta alguns dos controles mais interessantes da biblioteca AJAX Control Tool Kit, incluindo os controles para upload assíncrono de arquivos, edição de código HTML no browser e o Seadragon, utilizado para criar efeitos em imagens baseados na tecnologia Deep Zoom.

Para que serve

Para quem gosta de utilizar recursos de AJAX em seu site, uma ótima opção é utilizar o Control Toolkit, pois o mesmo está recheado de controles funcionalidades que tornam as páginas mais atraentes, ricas, rápidas e interativas.

Em que situação o tema é útil

Os controles do AJAX Control Tool Kit são úteis para a criação de aplicações Web de última geração (Web 2.0), também conhecidas como RIA – Rich Internet Application, onde um maior número de recursos fica a cargo do browser.

AJAX Control Tool Kit

Este artigo vai mostrar como o leitor pode criar aplicações arrojadas usando este poderoso framework open source para ASP.NET, incluindo a utilização dos principais controles da suíte: Seadragon, AsyncFileUpload e HTMLEditor. Permitem elevar o seu Web Site a um nível superior de experiência de usuário.

O ASP.NET é uma evolução do ASP, onde podemos destacar como ganhos o suporte à linguagem de programação C#, código compilado tendo um ganho de desempenho ao acessar as páginas, diversos controles que rodam no servidor (como TextBox, Label, acesso a dados), suporte a Web Services, Segurança e Escalabilidade. Ele pode ser dividido em três categorias: ASP.NET Web Forms, ASP.NET AJAX e ASP.NET MVC. Este artigo trata do ASP.NET AJAX que tem como subcategoria o ASP.NET AJAX Control Toolkit e jQuery.

O ASP.NET AJAX Control Toolkit é um projeto open source, de código aberto, foi desenvolvido para o framework ASP.NET AJAX da Microsoft. Essa tecnologia é fruto da força conjunta da Microsoft e da comunidade, que tem como resultado mais de 40 controles que são livres e que podem deixar as aplicações Web mais interativas. Alguns desses controles são o calendar (calendário), Animation (Animação), AutoComplete (Auto Completar), MaskedEdit (Máscaras nos campos) etc. Para falar de todos seriam necessários vários artigos, por isso vamos manter o foco em três poderosos controles: Seadragon, AsyncFileUpload e HTMLEditor.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo