Olá a todos.
A Classe String no .NET é bastante abrangente, pois oferece um grande número de funcionalidades. Porém algumas dessas funcionalidades não são tão óbvias para os programadores. Este artigo fornece dicas rápidas sobre como usar essas funcionalidades.

1. Preencher uma string com caracteres repetidos

Para preencher uma string com caracteres repetidos utilizamos o Construtor da classe String, da seguinte maneira:



string s = new string('*', 20);

Aqui a string s será composta por vinte asteriscos

2. Procurar Strings vazias

Uma string vazia pode ser representada por uma referência nula ou uma string vazia propriamente dita. No .Net existe uma função estática dentro da classe String que faz essas duas verificações (referência nula ou string vazia) e retorna um bool. Isso facilita a vida do desenvolvedor, como demonstra o código a seguir:



bool IsEmpty = String.IsNullOrEmpty(str);

3. Reverter uma String

Existe diversos algoritmos que podemos implementar para realizar a tarefa de reverter uma string. Porém no .Net existe funções específicas que para tal:



    public string Reverse()

    {

        string s = "LEANDRO";

        char[] charArray = s.ToCharArray();

        Array.Reverse(charArray);

        return new string(charArray);

    }

 
O resultado da execução deste método será a string “ORDNAEL”.

4. Comparação de Strings


Pelo fato de uma string poder ter uma referência nula é sempre bom evitar utilizar o símbolo == para comparar duas strings. Em vez disso podemos utilizar o método String.Compare, pois ele tem a vantagem de poder lidar com referências nulas, além de trabalhar com culturas (CultureInfo) diferentes:



if (String.Compare( s1, s2, true ) == 0)

Vamos parando por aqui. Vale lembrar que existem inúmeros recursos da classe String que podemos utilizar. Para maiores informações desta classe segue o link da msdn:

http://msdn.microsoft.com/en-us/library/362314fe(v=vs.100).aspx