ALM – O que é isso? – Parte 04

Por: Marcus Garcia – Especialista ALM /  Microsoft - MVP

Visualizando a prática

Através de uma proposta de explicação passo-a-passo, mostraremos como se cria um time de projeto, como se define um time de projeto, exemplificaremos o cadastro de itens de trabalho e sua respectiva visualização no Project Portal.

Time de projeto

A criação de um time de projeto no Visual Studio Team System ou abreviadamente VSTS, pode ser feita facilmente. Antes isso, precisamos lembrar que, o VSTS na sua versão atual, não pode ser instalado no mesmo servidor que possui o AD (Active Directory) de seu DC (Domain Controller). Na prática, isso quer dizer que para montar times no VSTS antes você precisa criá-los no DC da empresa.

 Acessando o Active Directory para criar os usuários do time
pb_30_08_09_pic01.JPG

Entendendo o Gerenciador de domínio
pb_30_08_09_pic02.JPG

Após abrir o Gerenciador do AD (Active Directory), note que existe um domínio, esse é o domínio do seu servidor considerado o DC (Domain Controller) de sua rede local. Mais abaixo você encontra os grupos do domínio, entre eles o grupo Users local de criação de seus usuários. Vale lembrar que os privilégios das contas dos usuários de seu time sobrepõe os privilégios definidos na administração do seu projeto no VSTS, ou seja, os privilégios do AD são mandatórios, portanto, é necessário ter muito cuidado na administração de contas.

Na DC de nosso exemplo estamos utilizando vários papéis, entre eles:

- 1 Admin
- 2 Arquitetos
- 2 Desenvolvedores
- 1 Tester
- 1 Gerente de Projeto

Cada um com seus respectivos privilégios de acesso ao domínio. Mais uma vez vale lembrar que para um administrador de rede todos os envolvidos acima tem praticamente os mesmos privilégios de acesso ao domínio.

Entendendo o Gerenciador de domínio
pb_30_08_09_pic03.JPG

E também vários grupos com os quais é possível definir privilégios também. Dessa forma, podemos migrar um usuário que tem privilégio de desenvolvedor para arquiteto simplemente arrastando-o para o grupo em questão e dessa forma sendo atribuídos para ele os direitos do grupo escolhido.

Nota

Caso não exista um DC na sua rede local, será necessário ter um para a instalação do VSTS. Uma outra opção seria instalar o VSTS for Workgroups* onde a utilização do DC não é obrigatória.

* Acesse o site
http://msdn.microsoft.com/vstudio/teamsystem/ e procure maiores informações.

Abra o Visual Studio 2008 e em seguida clique no menu View / Team Explorer ou digite as combinações de teclas CTLR + ] ou CTRL + M

Entendendo o Team Explorer
pb_30_08_09_pic04.JPG

O Team Explorer como o próprio nome diz é o Gerenciador dos Projetos do VSTS, tem seu funcionamento idêntico ao Solution Explorer, porém, é totalmente voltado ao gerenciamento dos projetos.

Clique em Adicionar Projetos Existentes , escolha um projeto e em seguida clique com o botão direito do mouse sobre Team Project Settings.

Explorando o Team Explorer
pb_30_08_09_pic05.JPG