Alterando relatórios do Rave em tempo de execução

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (1)

Veja como alterar relatórios do Rave em tempo de execução, neste artigo de Luciano Pimenta.

 

Você já deve ter passado pelo seguinte situação: o cliente solicita que adicione um campo ao relatório, ou que seja alterado valor do título ou até mesmo a cor do título do relatório. Para nós desenvolvedores, isso pode ser algo sem utilidade, mas para o cliente é de suma importância. Se você utiliza o QuickReport, fará as alterações, recompilará o sistema e terá de enviar o executável ao cliente. Trabalho duro esse. Mas se você está utilizando o novíssimo Rave, seus dias de recompilar aplicação, estão terminados. Desde a incorporação do Rave no Delphi 7, uma das características que mais me chamou a atenção é a possibilidade do usuário ou o desenvolvedor alterar os relatórios do sistema sem a necessidade de recompilação do projeto. Mostrarei aqui como é fácil utilizar essa característica do Rave.

RaveSolo.dll

Para realizar essa tarefa é necessário apenas distribuir uma DLL, juntamente com o executável. Esse arquivo, chamado RaveSolo.dll, não está disponível na versão que acompanha o Delphi, é distribuído somente com a versão comercial do Rave. Para testar, você pode baixar a versão 5.1.3 que está disponível em www.nevrona.com/rave/files/rave51bex-d7.exe, faça a instalação do Rave e utilize o arquivo que está na pasta Redist.

 

Nota: a versão 5.1.3 é Demo, você não poderá visualizar os relatórios caso o Delphi esteja fechado. Se você utiliza o Rave em produção adquira uma licença junto a Nevrona. 

 

Indique o caminho da DLL na propriedade DLLFile no RvProject. É claro, o caminho do projeto Rave (.RAV) na propriedade ProjectFile. Finalmente, utilize o seguinte código para abrir o Rave em tempo de execução:

 

procedure TForm1.Button1Click(Sender: TObject);

begin

  if RvProject1.Design then

    Rvproject1.Save;

end ;

 

Pronto, agora você pode alterar os relatórios sem a necessidade de recompilar a aplicação. O Rave não possui as opções de criar projetos, mas você pode criar relatórios, páginas e adicionar campos normalmente.

 

Nota: no Rave Designer vá em Preferences (menu Edit|Preferences) e marque a opção Run in administrator mode.

Para fazer o download do aplicativo e seu código-fonte, clique aqui.

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?