Analisando o Desempenho do MySQL

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Este artigo apresenta técnicas para verificar o desempenho do servidor de Banco de Dados MySQL. Serão descritos passos e sentenças para realização de testes no servidor.

De que se trata o artigo

Este artigo apresenta técnicas para verificar o desempenho do servidor de Banco de Dados MySQL. Serão descritos passos e sentenças para realização de testes no servidor. Visando facilitar a realização de testes de forma automatizada, em diferentes servidores, as sentenças utilizadas serão implementadas em um sistema na linguagem Java.

Em que situação o tema útil

O presente artigo visa facilitar o diagnóstico do servidor de Bancos de Dados MySQL. Além da realização de testes, o artigo também esclarece detalhes importantes que devem ser levados em consideração na hora da criação do banco de dados e suas tabelas. O artigo também é útil para compreender os conceitos do servidor de Banco de Dados MySQL e suas sentenças SQL.

Resumo DevMan

Neste artigo serão utilizadas técnicas para verificar o tempo que o SGBD MySQL necessita para realizar determinadas tarefas. A versão adotada será a distribuição 5.1.43. Para oferecer uma possibilidade de análise de desempenho, o sistema permitirá a realização de testes em 3 sistemas operacionais distintos: Windows XP Professional 32 bits, Windows Seven Ultimate 64 bits e Linux Ubuntu 10.4 32 bits. Os testes serão cronometrados utilizando recursos da linguagem Java. Para codificação dos comandos Java, será adotada a IDE NetBeans 7.0.

Ao desenvolver uma aplicação, que será utilizada por mais de um usuário, os desenvolvedores sempre se deparam com a necessidade de monitorar a qualidade do serviço oferecido pelo servidor de banco de dados. O servidor deve atender aos seus princípios básicos, definidos pela sigla ACID, que significa:

Atomicidade = as operações devem ser completamente realizadas ou completamente não realizadas;

Consistência = os dados devem respeitar as regras de integridade do SGBD ;

Isolamento = cada sentença é executada isoladamente;

Durabilidade = as sentenças realizadas devem permanecer.

Além disso, o MySQL deve disponibilizar informações armazenadas em suas tabelas de forma conveniente e eficiente. Neste sentido, visando oferecer um meio de monitorar o desempenho (ler Nota DevMan 1) do servidor MySQL, será apresentado neste artigo um conjunto testes com sentenças SQL (structured query language = linguagem estruturada de pesquisa) que serão codificados em uma interface utilizando a linguagem Java.

Nota DevMan 1. Um pouco mais sobre desempenho

O teste de desempenho é uma classe de testes implementada e executada para caracterizar e avaliar o desempenho relacionado a características do objetivo do teste, como perfis de andamento, fluxo de execução, tempos de resposta, confiabilidade e limites operacionais. Vários tipos de testes de desempenho, cada um concentrado em um objetivo do teste diferente, são implementados durante todo o ciclo de vida de desenvolvimento do software. Nas iterações de arquitetura, os testes de desempenho baseiam-se na identificação e na eliminação de gargalos de desempenho relacionados à arquitetura. Nas iterações de construção, outros tipos de testes de desempenho são implementados e executados para ajustar o software e o ambiente (otimizando o tempo de resposta e os recursos) e para verificar se a aceitabilidade dos aplicativos e do sistema consegue lidar com condições de alta carga e stress, como um grande número de transações, clientes e/ou volumes de dados.

O Teste de Desempenho abrange os seguintes tipos de testes:

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?