Análise de Requisitos - Revista .net Magazine 89

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (1)  (0)

O artigo aborda como identificar, entender, compreender, e especificar a necessidade do cliente através de técnicas e garantir que o escopo seja entendível para a equipe de desenvolvimento, equipe de qualidade, usuários, solicitantes e patrocinadores da solução a ser entregue.

De que se trata o artigo

Trata do levantamento de requisitos e elaboração de escopo de projeto, demonstrando responsabilidades, boas práticas e principais competências comportamentais que o analista deve possuir, apresentando também alguns “erros” que os analistas cometem no levantamento de requisitos.

Em que situação o tema é útil

Em todo o ciclo de desenvolvimento de sistemas, pois se trata do pontapé inicial para entrega de um produto dentro do especificado, com qualidade e entendimento de todos os envolvidos.

Análise de Requisitos

Alguns analistas de requisitos não conhecem as principais características e responsabilidades que deveriam possuir, isto por que esta área de sistemas infelizmente ainda hoje não recebe o valor merecido. O escopo do projeto definido erroneamente é hoje o início de uma “catástrofe” do produto desenvolvido, pois na maioria dos casos são entregues fora do prazo e custo, e muitas vezes diferente do que realmente o cliente necessita. Por isso a necessidade de apresentar as práticas, as características comportamentais e o relacionamento do cliente no projeto.

Quando o cliente procura uma empresa de desenvolvimento de software certamente está precisando resolver um problema, atender uma expectativa, melhorar resultados, atender legislação vigente etc. Então o primeiro passo a ser dado é conhecer a empresa, a sua necessidade, o que originou esta necessidade, como o trabalho é realizado hoje ou se não é realizado como espera que seja, e o que a mesma espera obter com o resultado do desenvolvimento do projeto. Analisando friamente parece um trabalho simples e rápido de ser realizado, o que não é verdade, pois se não entendermos para o que a empresa está nos solicitando, certamente não saberemos para onde ir e levaremos a empresa para onde ela não precisa ou não deseja estar.

O artigo aborda como identificar, entender, compreender, e especificar a necessidade do cliente através de técnicas e garantir que o escopo seja entendível para a equipe de desenvolvimento, equipe de qualidade, usuários, solicitantes e patrocinadores da solução a ser entregue.

"

A exibição deste artigo foi interrompida :(
Este post está disponível para assinantes MVP

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?