Analise de Sistemas - Entrevista com o cliente (Parte 3)

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Uma noção básica de comportamento e raciocínio diante de um futuro usuário de seu sistema.

Agora,vamos a uma outra etapa de projeção de um sistema.Para você ter uma idéia de qual sistema vai estar sendo montado e seu afim,é presciso de informações mais detalhadas sobre:a pessoa na qual tenha um interesse
em dispôr de um sistema,o propósito da pessoa em relação ao sistema,e as coordenadas na qual o sistema
prescisa para funcionar.Isto se resume em seu primeiro contato com o futuro usuário de seu sistema,a entrevista
pessoal.Tem que ser pessoal,porque é o tempo em que ambas as partes vão se reunir para compartilhar informações e idéias,para que possam chegar a uma conlcusão do que será feito a partir desse ponto.Por telefone
e por meio de "bate - papo"na net, essas coisinhas não são viáveis por conta do tempo do entrevistado,claro,que é considerado ponto principal da entravista pessoal,a objetividade,mas as outras opções não irão trazer o necessário para suprir as informações que voce terá que expô-las,e isto somente por meio de contato pessoal,pois não pode ficar sequer uma dúvida ou informação para trás,tende a ser minucioso nos seus detalhes.A organização é fundamental para aproveitar melhor a entrevista,começando em seu primeiro passo,o agendamento,ou seja,local,data e hora,para realização da mesma.Mas seje inteligente,procure trazer seu próprio material de anotações,porque se você for pedir ao entrevistado uma "caneta e papel",ou por que esqueceu e etc, irá mostrar descrédito e perder confiança,que é a segurança "em dinheiro" em que o entrevistado pode fazer este investimento,portanto,ele prescisa dela para se auto segurar de que não vai estar jogando fora seu capital.Digamos:a primeira impressão é a que fica.
Existe algum modelo de entrevista?Não!
Porque isso vai depender do tipo de abordagem feita ao entrevistado,por exemplo,você pode elaborar um questionário de perguntas sobre determinado assunto que será discutido,ou dividir cada etapa de entrevista,que por sinal,não pode ser demorada,pois isto pode ocasionar o efeito cansaço do entrevistado,e o entrevistador ficará
meio que "sem noção" do que ele fala,apesar de estar concentrado no que está fazendo.A parte mental prescisa
estar descansada e desprendida de qualquer outra preocupação para não afetar o seu nível de raciocínio.Mas o que se pode chamar de cronograma pode variar de diversas maneira,ficando encargo do que foi falado no parágrafo anterior, a  sua organização.
O tempo da entrevista não pode ser muito longo.Poranto,se afinque mais de como
elaborar seu escript do que apresentar logo no primeiro ato.
Tudo isto que falei até aqui,consiste num todo,um planejamento da entrevista,no que segue:na sua forma de se vestir;seje discreto e use roupas de acordo com a ocasião e o bom senso.Não chegar atrasado.Sempre fazer um feed-back,antes de inciar a entrevista,se tudo esta ok e não falta algo que possa ser reposto ou corrigido a tempo.Ser cordial e destacar esta importância das informações necessárias de seu cliente.Deixar ele concluir seu raciocínio,e como isto se não bastasse,e tem que vir de casa,a educação.
A segunda parte da entrevista é simplesmente executar estes passos.Como já disse,faça um verificação antes,se não estiver faltando alguma coisa.
Depois,a última parte,é você organizar estas informações,recebidas de seu entrevistado,e registrando as
que também não foram anotadas.Não queira fazer isto 1 semana depois,é preciso ser feito de imediato;ou quando voce chegar em sua casa,tendo um tempo disponível,ou em outro local,enfim,mas tem de ser registrados,pois a performance do sistema esta em seus detalhes.
No próximo artigo,falarei de como traduzir isto,mas compactamente,na forma de um D.F.D.,que é um diagrama de dados.
Até a proxima...

CARLOS EDUARDO R.MANTOANI
kadu_chevetasso@yahoo.com.br

 
 
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