Analise de Sistemas Orientado a Serviços

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Neste artigo será apresentado como fazemos analise orientada a serviço, visando atender as necessidades de um sistema de “e-commerce”. Será apresentada uma lista de funcionalidades do site “exemplo”, para melhor entender o processo vamos determi

INTRODUÇÃO

                Neste artigo será apresentado como fazemos analise orientada a serviço, visando atender as necessidades de um sistema de “e-commerce”. Será apresentada uma lista de funcionalidades do site “exemplo”, para melhor entender o processo vamos determinar três recursos a serem discutidos, desenhar um processo, identificar seus serviços candidatos e desenhar o fluxo com seu atributo (área).

OBJETIVO

Este artigo tem como objetivo fazer o estudo e analise orientada a serviço de um case simulando o negócio de uma loja virtual, buscando compreender um processo baseado na arquitetura orientada a serviços (SOA).

FUNCIONALIDADES

A loja virtual tem as seguintes funcionalidades a serem atendidas pelo sistema.

          Informações dos Produtos

          Destaques de Produtos em Promoção

          Cadastro de Clientes

          Cadastro de Fidelidade

          Extrato de Compras por Cliente

          Cadastro de Produtos

          Consulta de Produtos

          Efetuar Pedidos

          Compra de Produto

          Carrinho de Compras

          Cancelamento de Pedido

          Cancelamento de Produto

          Pagamentos de Pedido

          Acompanhamento do Pedido

          Lista de Casamento

          Lista de Desejos

 

ITENS ESCOLHIDOS

Selecionamos essas três funcionalidades para fazer a analise orientada a serviço.

          Consulta de Produtos

          Comprar Produtos

          Carrinho de Compras

DETALHE DAS FUNCIONALIDADES

Primeiro ponto é fazer uma descrição sucinta de cada funcionalidade para entender quais recursos a mesma deve oferecer.

Consulta de Produtos

                Através deste recurso, o cliente poderá consultar um produto filtrado por categoria. Este filtro estará codificado na pagina web e será customizado por tipo de categoria. As informações disponíveis do produto devera conter suas características que serão definidas por categoria, feedback de cliente e preço.

Carrinho de Compras

                Através deste recurso, o cliente poderá criar uma lista de produtos selecionados para compra. Esta lista deve disponibilizar informações resumidas do produto e calcular quantidade e valor da compra referente aos produtos selecionados.

Compra de Produtos

                Através deste recurso, o cliente poderá comprar os produtos de sua lista de compra (carrinho). Para finalizar a compra dos produtos o cliente deve informar a forma entrega o sistema calcula o preço final, o cliente escolha a forma de pagamento e a compra é finalizada. O Cliente recebe um e-mail com a situação do pedido e um link para acessar a funcionalidade de acompanhamento do pedido.

CONSULTA PRODUTOS – PROCESSO

A imagem abaixo representa como deve ser feito a analise do processo para identificar os serviços candidatos.

 Após identificar os serviços candidatos devemos definir os serviços que serão desenvolvidos.

 

Vamos entender a imagem, após definir os serviços devemos ilustrar as área que interagem com o mesmo e definir a entrada e saída de informação desse serviço.

A mesma idéia será aplicada nas próximas funcionalidades.

CARRINHO DE COMPRAS – PROCESSO

Identificação de serviços candidatos.

 

Definir serviços.

 

COMPRA DE PRODUTOS – PROCESSO

Identificar serviços candidatos.

Definir serviços.
 
 
 

MAPAS DE SERVIÇOS

Após fazer a analise de processo dos serviços devemos preparar o mapa para localização dos serviços.

 
 

ÁREAS RESPONSÁVEIS

Pronto com o mapa registrado só falta atribuir ao serviços seus donos, ou seja, áreas responsáveis pela necessidade do serviço.

 

CONCLUSÃO

Com esse artigo podemos concluir que o desenvolvimento de um software baseado em serviços pode trazer maior organização na área de TI. Dentre as vantagens podemos destacar a regra de cada recurso ter seu próprio dono e o reaproveitamento das funcionalidades definindo um melhor gerenciamento dos recursos e segurança da informação.

 

Espero ter ajudado a clarear melhor o que é uma analise orientada a serviço para atender uma arquitetura SOA.

Blog: http://fsmariotti.blogspot.com/

 

 
 
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