Artigo do tipo Tutorial
Recursos especiais neste artigo:
Contém nota Quickupdate.

Android Beam na prática
O Android Beam é uma implementação do NFC que permite a troca de informações e conteúdos digitais entre dois smartphones ao aproximar os dispositivos. Diferente do RFID que permitir apenas a leitura de informações, o Android Beam permite efetivamente a leitura e escrita de informações entre dispositivos distintos. Praticamente qualquer tipo de informação pode ser transmitida, incluindo conteúdos digitais como multimídia e documentos. Além disso, uma característica importante é que o smartphone receptor fará automaticamente a sugestão de download do aplicativo apropriado para a abertura das informações, caso ainda não a tenha instalada.

Este tipo de comunicação móvel, além de estar em franca expansão no mercado de smartphones, com um número cada vez maior de dispositivos homologados, abre inúmeras possibilidades de utilização.

Neste contexto, este artigo discute os conceitos e sugere técnicas para implementação do Android Beam em aplicações móveis, através de explicações detalhadas e exemplos de código. Também são discutidas características técnicas e funcionais da tecnologia NFC em smartphones, bem como possibilidades práticas de implementação, e os respectivos detalhes técnicos a serem observados durante o desenvolvimento de aplicações.

Em qual situação o tema é útil
O NFC com Android Beam é útil para desenvolvedores e empresas que desejam criar aplicações móveis capazes de trocar conteúdo e informações entre dois smartphones bastando para isso aproximar os aparelhos, proporcionando ao usuário da aplicação uma experiência fácil e rápida. Através do uso do NFC é possível, por exemplo, efetuar a comunicação com cartões inteligentes, catracas automáticas, pagamentos com carteira eletrônica, dentre várias outras aplicações.

Antes restrita aos smartphones mais caros e tops de linha, a tecnologia NFC começa a ser embutida nos demais smartphones menos sofisticados, com custo inferior a R$800,00. A tecnologia NFC, acrônimo para Near Field Communication, ou Comunicações por Proximidade, é uma tecnologia que permite a comunicação sem fios entre dois smartphones ou demais aparelhos que sejam dotados desta tecnologia, bastando apenas aproximar os aparelhos. Com a tecnologia NFC também é possível efetuar a comunicação com cartões inteligentes, cartões de bilhetagem, alguns tipos de cartões de crédito, catracas automáticas, pagamentos com carteira eletrônica, dentre várias outras aplicações.

Nenhuma tecnologia anterior para troca de informações sem fios compara-se ao NFC. A tecnologia NFC utiliza ondas de rádio e não requer o uso de senhas digitadas nem “pareamentos”, realiza transferência de dados em alta velocidade, e não expõe o aparelho a roubos e ataques. O grande trunfo da tecnologia NFC é uma característica fácil de compreender: os aparelhos ou mídias NFC, para comunicarem-se, precisam estar separados por uma pequena distância, não superior a cinco centímetros. Desta forma, aparelhos e mídias são lidas ou iniciadas apenas com a intenção, e contato, do proprietário.

Dentre as várias aplicações e usos da tecnologia NFC, vamos nos aprofundar no Android Beam. O Android Beam é uma implementação do NFC que permite a troca de informações e conteúdos digitais entre dois smartphones, quando aproximados ou encostados. Mesmo que os termos técnicos pareçam complicados, certamente é algo bem simples e prático para os usuários de smartphones: basta aproximar os aparelhos para trocar informações tais como: cartões de visita, links para vídeos e músicas, documentos, páginas da internet, e muitos outros tipos de informações. Vale lembrar que a tecnologia Android Beam foi criada originalmente para aparelhos e smartphones com sistema operacional Android, porém outros sistemas operacionais podem oferecer suporte ao Android Beam, a exemplo de aparelhos Nokia operando sob o sistema operacional WindowsPhone, uma vez que o Android Beam segue os protocolos universais do NFC.

A tecnologia NFC é geralmente confundida ou comparada à tecnologia RFID, sua predecessora, portanto precisamos diferenciá-las. A tecnologia RFID – acrônimo para Identificação por Rádio Frequência – é encontrada de forma mais difundida em crachás de condomínios, TAGs de estacionamento, TAGs de pedágios, etiquetas de produtos em supermercados e lojas, pulseiras de identificação, e semelhantes. Estes usos são bem específicos, pois servem apenas para identificação, uma vez que a operação consiste apenas na leitura, sem gravar dados, e em pequenas quantidades de dados – de 8 ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo