De que se trata o artigo:

Neste artigo abordaremos de maneira prática como utilizar animações em aplicativos Android explorando bibliotecas muito utilizadas em projetos do sistema operacional da Google. O objetivo é que o leitor se familiarize com a estrutura de animação disponibilizada pela API do Android.

Em que situação o tema é útil:

O artigo é útil para o profissional que possui alguma experiência no Android e que está interessado em aprender novos recursos relacionados a interfaces gráficas. Se você tem interesse em utilizar recursos de animação em sua aplicação, o conteúdo apresentado neste artigo será essencial.

Animações no Android

O Android é um sistema operacional para dispositivos móveis que atrai usuários e desenvolvedores no mundo inteiro. Dada sua grande popularidade, investir na elaboração de interfaces com usuário mais amigáveis pode ser a diferença entre um aplicativo de sucesso e outro fracassado. Neste contexto, esse artigo aborda os recursos dessa plataforma referentes à criação de interfaces gráficas utilizando efeitos de animação.

Dificilmente uma aplicação somente funcional vai conseguir atingir um grande número de pessoas. Hoje em dia é necessário mais, o aplicativo tem que ser bonito, tem que encantar o usuário para que ele tenha vontade de usá-lo novamente e até indicá-lo para os seus amigos e colegas também utilizarem.

Esse cenário evidencia uma necessidade de se preocupar com as interfaces de sua aplicação no Android. E isso implica em uma série de estudos para descobrir questões como: O que aquela determinada tela deve ter para prover uma boa experiência para o usuário? Qual o melhor fluxo de telas para atender aquela funcionalidade? Quando devo usar determinado efeito? Essas e outras questões serão respondidas após a equipe de desenvolvimento conhecer bem o perfil do usuário do seu sistema, além de também conhecer os recursos disponibilizados pela plataforma na qual ela está desenvolvendo.

Neste artigo iremos abordar os princípios de design criados pela Google para aplicativos Android. Através dele teremos acesso a uma série de dicas, boas práticas e padrões que nos permitirão criar interfaces gráficas que possibilitarão ao usuário uma excelente experiência com a sua aplicação. Também abordaremos aqui a API de animação do Android, pois através desse recurso conseguiremos alcançar diversos dos objetivos definidos nos princípios de design.

Princípios de Design

Antes de aprofundarmos no tema de animações, vamos aprender um pouco mais sobre os princípios de Design que o Google destacou na página do site Android Developer (seção Links). Os princípios de design criados pela Google têm por objetivo oferecer dicas referentes à criação de interfaces gráficas atraentes para aplicativos Android. O desenvolvedor que está pensando em criar aplicações para dispositivos Android deve compreendê-los. Nesse tópico vamos discutir um pouco sobre eles.

Encante

Esse princípio prega que as aplicações devem ser esteticamente bonitas utilizando todos os recursos que a plataforma oferece. Para atingir esse objetivo são apresentadas as seguintes dicas:

Usufrua-a de efeitos sutis. Animações, efeitos sonoros, superfícies bonitas, dentre outras, surpreendem o motivando a utilizar a aplicação. Nesse artigo vamos utilizar as animações no Android. Mas esse é apenas o começo, um efeito sonoro no momento certo, uma tela elegante para exibir alguma informação fazem toda a diferença em um aplicativo Android;

Utilize objetos reais mais do que buttons e menus. Deixe o usuário navegar em sua aplicação manipulando os componentes. Isso implica no uso de recursos como drag and drop e as animações. Isso tende a prover uma imersão maior do usuário na sua aplicação;

Deixe o usuário personalizar a aplicação. Ações como selecionar um esquema de cores, escolher ações secundárias para serem expostas na barra de ação, dentre outras, deixam o usuário com a sensação de “estar no controle”;

Ajude o usuário a navegar na aplicação. Armazene as preferências dele e as exponha quando ele for fazer uso de uma ação recorrente. Utilize barras de pesquisa para que ele consiga achar as informações que deseja. Usuários gostam de realizar seus objetivos de forma rápida.

Simplifique

Esse princípio prega que as aplicações devem ser intuitivas e fáceis de serem usadas. Um usuário comum deve ser capaz de realizar as principais funcionalidades da sua aplicação sem grandes dificuldades logo no primeiro contato. Para atingir esses objetivos, considere as seguintes dicas:

Seja breve. Não utilize em suas aplicações textos longos. Priorize as palavras mais do que as frases. Apesar de serem dispositivos com um bom poder de processamento, muitas vezes eles ainda possuem uma tela limitada, o que dificulta a leitura. Além disso, usuários gostam de velocidade, leituras longas tendem a deixá-los entediados;

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo