Atenção: esse artigo tem uma palestra complementar. Clique e assista!

Do que trata o artigo

Desenvolver um visual agradável aos usuários do Windows Phone 7, criando animações mais naturais. Vamos explorar a classe Storyboard do Silverlight, que é um dos meios de desenvolvimento para o WP7, e utilizar o Expression Blend 4 for Windows Phone para ganharmos agilidade.


Para que serve

O Silverlight junto com o Windows Phone 7 possibilita a criação de aplicativos com um visual rico, mais atraente e interativo. É possível criar animações para os elementos visuais, seja uma animação simples, com por exemplo, a troca suave da cor de fundo de um botão ao ser clicado, ou até mesmo uma animação visual complexa, como um desenho animado.


Em que situação o tema é útil

Animar um elemento visual com Silverlight possibilita ao desenvolvedor ou designer criar interfaces visuais complexas, diversos elementos podem ser animados através do recurso Storyboard, podemos, por exemplo, animar os itens de um ListBox, para que ao ser clicado apresente o seu conteúdo de forma animada. Além de melhorar o visual, o uso de animações também pode ser empregado para o destaque de informações importantes em um sistema. Como realçar uma informação que esteja incorreta ou chamar a atenção do usuário para uma tarefa em execução que estava em segundo plano e que foi encerrada.

Resumo do DevMan

O Mercado de aplicações mobile está em constante crescimento. Com o avanço dos aparelhos, novas tecnologias são disponibilizadas ao usuário, e com isso, os softwares precisam acompanhar uma rápida evolução para extrair o máximo que cada tecnologia pode proporcionar, a nova aposta da Microsoft é o sistema operacional Windows Phone 7, que chega com uma série de recursos. Dentre elas temos o suporte ao Silverlight e ao XNA. Neste artigo veremos uma introdução ao recurso Storyboard do Silverlight, que permite criar animações de forma simples em XAML. Em seguida veremos na prática dois exemplos usando o recurso.

A última versão do Windows Mobile, chamada de Windows Phone 7, é a mais recente tecnologia da Microsoft para a construção de aplicativos móveis. Com a evolução dos aparelhos, se tornou possível criar aplicativos visualmente ricos também para a plataforma mobile. A Microsoft para entrar com força nesse competitivo mercado inseriu no seu novo sistema operacional o suporte a duas tecnologias populares em .Net, a tecnologia XNA, com o foco no desenvolvimento de jogos e a tecnologia Silverlight, com o foco para a construção de aplicativos comerciais.

Nota do DevMan

XNA (sigla em inglês que significa XNA's Not Acronymed) é um framework, para desenvolvimento de jogos para Windows, e para o console XBox 360. O XNA Framework, possui conjunto de classes necessárias para a execução de um jogo criado em XNA. Ele funciona com base no .NET Framework, e pode ser implementado através de IDEs como o Microsoft Visual Studio.

O Windows Phone 7 ainda não foi lançado oficialmente, a previsão é que seu lançamento seja no final de 2010, portanto, ainda é possível que algumas mudanças ocorram. O WP7, como é popularmente conhecido, não é a continuação de outras plataformas mobile da Microsoft, ele faz parte de uma série totalmente nova, mais poderosa, que permite ao desenvolvedor criar jogos e aplicativos de alto impacto visual, e um alto ganho de produtividade com as ferramentas integradas da Microsoft.

O Silverlight hoje é uma poderosa tecnologia para a criação de aplicativos comerciais para o Windows Phone. Cada vez mais popular, a tecnologia vem chamando a atenção dos desenvolvedores da plataforma .Net, uma vez que as aplicações RIA estão se tornando uma realidade cada vez mais presente, e as últimas tecnologias Microsoft em desenvolvimento de software estão utilizando de recursos para a criação de interfaces visuais de forma muito semelhantes, utilizando o XAML. Portanto aprender XAML se torna essencial para programar em .Net em suas mais recentes tecnologias.

O foco deste artigo será uma introdução ao uso de animações utilizando a tecnologia Silverlight no Windows Phone 7. Para quem já está trabalhando com o Silverlight, que atualmente está na versão 4, durante o desenvolvimento para o Windows Phone 7, vai notar pequenas diferenças. Na verdade, o suporte ao Silverlight no Windows Phone é comparado à versão 3 do mesmo. Provavelmente os recursos do Silverlight 4 estarão presentes nas próximas versões do Windows Phone. Também é interessante lembrar que atualmente existem funcionalidades do Silverlight exclusivas para o Windows Phone 7. Para criar os exemplos deste artigo vou utilizar a ferramenta Expression Blend 4 for Windows Phone e a linguagem C#. Até o momento não existe suporte ao Visual Basic .Net no Windows Phone.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo