Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

Artigo no estilo: Curso

De que se trata o artigo

O objetivo principal do artigo é apresentar o desenvolvimento de uma aplicação web completa de um domínio de aplicações empresarial. A ideia é apresentar as principais tecnologias, como provider NpgSQL e o FCKEditor. Além disso, serão descritos os comandos SQL baseados em Stored Procedures.


Para que serve

Quando se trabalha com ASP.NET, normalmente é utilizado o SQL Server como SGBD, pois é algo natural (são produtos da Microsoft). Neste sentido, o objetivo do artigo é explanar a possibilidade de desenvolver uma aplicação utilizando o banco de dados PostgreSQL através do uso do provider NpgSQL.


Em que situação o tema é útil

Ter a flexibilidade de trabalhar com outros bancos de dados no ASP.NET é muito importante para qualquer empresa ou profissional. Com isso, será mostrado o provider NpgSQL. Através deste, é possível trabalhar com os principais recursos do PostgreSQL Uma das ideias é utilizar stored procedures, de maneira simples e objetiva, visando o desenvolvimento de um Web Site empresarial.

Podemos trabalhar com a tecnologia .NET utilizando os diferentes SGBDs disponíveis no mercado. É sempre interessante conhecer os recursos de banco de dados providos pelas diferentes tecnologias disponíveis para o desenvolvimento de novas aplicações, e com o .NET não é diferente.

Neste contexto, o objetivo principal deste artigo é mostrar de forma clara e objetiva o desenvolvimento de um Web Site empresarial. Além das tecnologias que serão mostradas, será importante também a criação e utilização de Stored Procedures (ver Nota DevMan 1), concentrando esses comandos SQL diretamente no servidor do banco de dados. Um ponto importante a ser frisado é que o objetivo não é entrar em detalhes diretamente de Stored Procedures neste artigo, mas abordar a mesma de forma prática, o que torna o artigo mais produtivo e objetivo ao mesmo tempo.

O artigo será divido em duas partes. A primeira parte, apresentada nesta edição, irá descrever a etapa de levantamento dos requisitos junto ao nosso cliente. Em seguida, passaremos a descrever a etapa de análise da aplicação, e por último o desenvolvimento da estrutura do banco de dados, como tabelas e stored procedures. Na segunda parte deste artigo, apresentado na próxima edição, todo o conceito do projeto será aplicado, desde a criação da estrutura da aplicação, desenvolvimento de suas páginas e classes DAO para persistir essas informações e definição de seus usuários. Além disso, serão utilizados alguns dos principais controles do ASP.NET, tanto para interação com o usuário como a manipulação de dados.

O exemplo a ser desenvolvido neste artigo será um projeto de um Web Site empresarial. Desta forma, você aproveita os exemplos de operações CRUD (Nota DevMan 1) em uma aplicação real de uso.

Nota DevMan 1. SP (Stored Procedures) e CRUD

Procedimento armazenado ou Stored Procedure é uma coleção de comandos em SQL. Encapsula tarefas repetitivas, aceita parâmetros de entrada e retorna um valor de status (para indicar aceitação ou falha n execução). O procedimento armazenado pode reduzir o tráfego na rede, melhorar o desempenho, criar mecanismos de segurança, dentre outras vantagens.

CRUD é o acrônimo da expressão em língua Inglesa Create, Retrieve, Update e Delete, usada para definir quatro operações básicas usadas em bancos de dados relacionais ou em interface para usuários para criação, consulta, atualização e remoção de dados.

...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo