Aplicações da mobilidade do ponto de vista do usuário

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Agora gostaria detalhar um pouco mais as possibilidades de aplicações da mobilidade, com foco no usuário, de forma que você, desenvolvedor, tenha condições de antever demandas de mobilidade que possam surgir com relação a suas soluções de software...

 

Olá!

 

No artigo anterior, comentei um pouco sobre o impacto que a mobilidade vai trazer aos desenvolvedores de software. Se eu consegui me expressar bem, acredito que não restaram dúvidas ao desenvolvedor sobre a inevitável adoção de mobilidade por parte do mercado, e, conseqüentemente, dos seus clientes.

 

Agora gostaria detalhar um pouco mais as possibilidades de aplicações da mobilidade, com foco no usuário, de forma que você, desenvolvedor, tenha condições de antever demandas de mobilidade que possam surgir com relação a suas soluções de software.

 

A idéia básica da mobilidade em TI é disponibilizar a informação em qualquer lugar, em qualquer dispositivo, no momento em que o usuário precisar, de forma que ele produza de forma mais eficiente, com menos erros e com processos mais ágeis. Para as empresas, isto inevitavelmente significa redução de custos, aumento de faturamento, ou os dois (mesmo que ela ainda não perceba isso). E é basicamente para isso que seus clientes contratam você ou sua empresa.

 

Seguindo este princípio, não basta, por exemplo, numa aplicação de AFV (Automação de Força de Vendas), o sistema simplesmente tirar pedidos e enviar ao escritório. Isto já foi padrão no passado mas é muito pouco quando se pensa no conceito expressado acima. Então, assim como os vendedores internos dispõem de informações financeiras do cliente (limite de crédito, títulos vencidos, etc.), de histórico de consumo (últimos pedidos, últimos produtos comprados por data, etc.), e de vários outros dados importantes na hora de venda (produtos similares, produtos em oferta, etc.), os vendedores externos devem ter em mãos as mesmas informações quando estiverem frente-a-frente com o cliente. Ai sim, se perceberá um real aumento de faturamento, devido a uma maior eficiência comercial por parte dos vendedores, além também da redução de custos devido a processos de venda mais ágeis, redução de erros e economia com comunicação, insumos, etc.

 

Nesta mesma linha, podemos destacar uma série de exemplos onde a mobilidade bem aplicada pode trazer inúmeras vantagens às empresas e seus usuários (incluindo algumns exemplos para referência, quando existirem):

 

 

Cabe ressaltar que nesta lista constam apenas alguns poucos exemplos de uso de mobilidade, com a intenção de abrir a mente do leitor sobre o que pode ser feito dentro do(s) segmento(s) vertical(is) no(s) qual(is) atua. Posso garantir que, seja qual for o segmento, se houver necessidade de deslocamento de pessoas e necessidade de acesso à informação, há demanda para mobilidade.

 

O importante é você, leitor, pensar em como a mobilidade pode ser inserida no contexto de suas soluções de software, e que informações podem ser enviadas e gerenciadas por dispositivos móveis de forma a beneficiar os seus usuários. Isto vai fazer com que seus clientes continuem satisfeitos com suas soluções e garantam a sustentabilidade das mesmas.

 

Um abraço,

 

Aderval Mendonça

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?