De que se trata o artigo:

Este artigo apresenta os conceitos de desenvolvimento de sistemas que adotam o conceito de Realidade Aumentada. Este artigo serve como base para estudantes e profissionais da área de computação que estejam interessados em conhecer os aspectos fundamentais da Realidade Aumentada como ferramenta de apoio.

Em que situação o tema é útil:

Como embasamento para projetos que desejem adotar ferramentas gráficas de simulação. Projetos que utilizem a inclusão de objetos virtuais interativos com o objetivo de demonstrar um ambiente virtual próximo da experiência real.

Resumo DevMan:

A Realidade Aumentada pode ser definida como uma combinação do ambiente real com o ambiente virtual. Neste contexto, este artigo apresenta conceitualmente o tema e, na sequência, faz uma introdução ao desenvolvimento de aplicações desta natureza.

Autores: André Luis Tosato da Cruz, Victor Angelo Marcorin, Thiago Salhab Alves e Paulo C. Barreto da Silva

A Realidade Virtual vem revolucionando a área da educação com suas características que permitem ao usuário vivenciar situações através de navegação e interação em mundos virtuais.

A Realidade Aumentada pode ser definida como uma combinação do ambiente real com o ambiente virtual. Atualmente, ela é o tipo de interface com o usuário que tem chamado mais a atenção pelo fato de permitir aos usuários executar tarefas de forma mais intuitiva e eficiente. As interfaces de Realidade Aumentada devem aumentar a percepção do usuário sobre o mundo real adicionando informações virtuais nele.

Um dos problemas na área da educação é manter a motivação dos alunos no aprendizado de um determinado conteúdo. Muitas vezes faltam recursos para os professores de anatomia auxiliar a formação dos educandos e também motivação por parte deles, principalmente na área médica, em função da complexidade do corpo humano.

Neste contexto, este artigo apresenta uma introdução ao desenvolvimento de aplicações em realidade aumentada, enfatizando as possibilidades existentes para a área da educação e médica (ler Nota 1).

Contextualizando

Realidade Aumentada é mais uma das vertentes da Realidade Virtual, porém enquanto a Realidade Virtual tem como princípio a inserção do usuário em um ambiente fictício gerado por computador, isentando este de todo ou quase todos os sentidos reais, a Realidade Aumentada insere objetos virtuais em um ambiente real sem ocultar do usuário o que está a sua volta. Como o próprio nome diz, seu objetivo é aumentar a complexidade do mundo real inserindo objetos virtuais e tudo isto em tempo de execução real.

Esta tecnologia está cada vez mais inserida em nosso cotidiano, pois já existem aplicações em celulares, jogos, simuladores, inclusive aplicações na área médica e artística.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo