Aplicações Mashup – Parte 02

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login
Confirmar voto
0
 (0)  (0)

Finalizando o artigo sobre aplicações Mashup.



Mashups de mapas oferecem muitas possibilidades para educadores criativos, mas essas possibilidades necessitarão ser identificadas, exploradas em vários contextos/cenários, e cuidadosamente pesquisadas e avaliadas para documentar as melhores práticas antes de poderem ser usadas com segurança nas atividades diárias de ensino e aprendizado. [REF8]

 

Exemplos de Aplicações Mashup

 

HEALTHmap (http://healthmap.org) Figura 3

 

pb_29_05_09_pic05.JPG
Figura 3: Tela extraída do HEALTHmap

Um sistema de mapa de alerta da doença global, se baseia no Google Maps e em notícias (Figura 3). Um serviço mashup de mapas, combinados com novos links, relacionados à saúde, de diversas fontes de mapas derivadas do Google Maps, usando a API que o Google Maps fornece com esse propósito. (http://www.google.com/apis/maps)


Imobilien (http://www.imobilien.com.br) Figura 4


pb_29_05_09_pic06.JPG
Figura 4: Tela extraída do Imobilien

Localização é um critério fundamental na hora de escolher um Imóvel. O serviço Imobilien cobre bem essa área. O mashup combina mapas do Google Maps com localização de imóveis para venda e aluguel nas maiores cidades do Brasil.

 

Marcadores mostram a localização dos imóveis e o usuário pode filtrar os resultados por bairro ou por tipo de contato (compra ou aluguel). Dá também para montar uma lista de imóveis favoritos e ver os resultados de uma busca no tradicional formato lista.

 

A área de ajuda informa que o Imobilien permite que usuários cadastrem seus próprios imóveis para venda ou aluguel.

 

Schmap (http://www.schmap.com) Figura 5


pb_29_05_09_pic07.JPG
Figura 5: Tela extraída do Schmap

Este tem um mashup interessante de mapas e informações turísticas de cidades em vários países.

 

Os mapas do Schmap são integrados a outras seções do site, como atrações turísticas, restaurantes e hotéis. Ao abrir a página de informações de uma atração turística, ela é mostrada no mapa. O Schmap traz ainda muitas fotos das atrações cadastradas.

 

Conclusão

 

Mashup é um novo gênero das aplicações web. São coletados conteúdos de fontes de dados externos para criar serviços inteiramente novos e inovadores. A criação desse conceito é um marco da segunda geração de aplicações web informalmente conhecida como web 2.0, embora não haja consenso sobre o que realmente diferencia da rede anterior para ser tratada como segunda geração, é considerada uma plataforma em que softwares deixam de ser apenas programas instalados nos computadores e passam a se integrar na web.

 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Receba nossas novidades
Ficou com alguma dúvida?