Do que se trata o artigo: Apresentar, de forma simples, como o gerenciamento de processos de negócio (BPM) pode ser utilizado na área de engenharia de software, identificando e sugerindo a utilização das melhores práticas que a disciplina propõe.

Em que situação o tema útil: Este artigo retrata algumas aplicações de BPM para projetos de desenvolvimento de software. Apresenta alguns pontos importantes que devem ser observados para implantação de BPM aliado à engenharia de software, além dos benéficos que esta disciplina oferece.

Aplicando BPM na Engenharia de Software: No cenário atual, existe uma preocupação contínua dos gestores com relação ao desenvolvimento do conhecimento e a busca de soluções para os problemas relacionados às áreas de engenharia de software das organizações. O Gerenciamento de Processos de Negócio, BPM, é uma abordagem disciplinada que apresenta mecanismos de medição de desempenho considerando processos como um todo, do seu inicio ao término.

Com base nisso, este artigo mostra como aplicar as práticas de BPM na área de engenharia de software, gerando benefícios para um projeto de desenvolvimento de sistemas como o aumento da produtividade e a redução do retrabalho.

Empresas que desenvolvem software sentem a necessidade de se tornarem mais produtivas e consequentemente obterem melhores resultados. O objetivo principal dessas organizações é aumentar a efetividade e eficiência dos softwares desenvolvidos, para apoiar necessidades de clientes e do mercado. O BPM (Business Process Management) ou, em português, Gerenciamento de Processos de Negócio, consiste em identificar/reestruturar processos de negócio que auxiliem as empresas na obtenção de melhorias na produtividade e gestão. As empresas com a implantação de uma solução BPM podem alcançar melhorias significativas e rentabilidade de investimento, reutilizando procedimentos atuais ou fluxos de informação disponíveis.

Este artigo apresenta como o BPM pode ser utilizado na área de engenharia de software, identificando e sugerindo a utilização das melhores práticas que a disciplina propõe.

O que é BPM?

Para o entendimento de BPM, é necessário compreender a definição de processo de negócio. Onde o processo é um conjunto determinado de atividades ou procedimentos executados por recursos humanos ou não, que tem como objetivo alcançar uma ou mais metas.

Os processos são iniciados por eventos específicos e apresentam um ou mais resultados que podem implicar no término do processo ou na transferência de um controle para outro processo. Processos são compostos por várias ações e operações inter-relacionadas com um objetivo anteriormente estabelecido, definindo o método de trabalho numa organização. Já um “processo de negócio” é definido como um trabalho “ponta a ponta” que agrega valor aos clientes. Destacando que o trabalho ponta a ponta envolve todo o trabalho, ultrapassando os limites funcionais necessários para entregar valor aos clientes.

O Gerenciamento de Processo de Negócio (BPM) é uma abordagem disciplinada para identificar, desenhar, executar, documentar, medir, monitorar, controlar e melhorar processos de negócio automatizados ou não para alcançar os resultados pretendidos consistentes e alinhados com as metas estratégicas de uma organização.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo