Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login

Aplicativo DevMedia FAQ

Conheça as perguntas mais frequentes sobre o Aplicativo DevMedia.

Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login

(opcional) Onde podemos melhorar?

Confirmar voto
0
 (19)  (9)

O Aplicativo DevMedia aceita os arquivos *.DVM, *.DVP e *.DM2; Procure por uma destas extensões dentro do ZIP que você baixou (caso não encontre um arquivo AVI).

Se ao abrir um desses arquivos você encontrou algum problema, nos itens a seguir você encontrará a solução.

1) Abri o vídeo no Aplicativo DevMedia e não acontece nada. O que faço?

Resposta: Se ao executar um vídeo no Aplicativo DevMedia, a tela continuar a mesma, sem alteração de tamanho, sem vídeo e sem áudio, tente executar o Aplicativo DevMedia como administrador. Para isso, basta clicar com o botão direito do mouse no Aplicativo DevMedia e clicar em "Executar como administrador".

2) O Player apresentou problemas de sincronia entre o vídeo e o áudio. O que devo fazer?

Resposta: Algumas vídeos podem apresentar problemas de sincronia entre o vídeo e o áudio. Em nossos testes isso não foi relacionado ao Aplicativo DevMedia, mas sim a complexidade gráfica do vídeo versus a configuração do computador – ou seja, mesmo utilizando o Windows Media Player detectamos o problema de sincronia. A solução foi rodar a vídeo em um computador com mais poder de processamento e espaço livre em disco (para swap).

3) Quando eu abro uma vídeo no Aplicativo DevMedia não consigo assistir o vídeo, apenas ouço o som. O que devo fazer?

Resposta: Provavelmente você não possui os CODECs de vídeo apropriados. Execute os passos a seguir:

  1. Instale o CODEC TSCC - Clique aqui para baixar;
    OBS: Instale a versão de acordo com o seu sistema operacional (32 ou 64 bits)
  2. Se não funcionar, instale a última versão do XP_Codec_Pack:
    http://www.free-codecs.com/download/XP_Codec_Pack.htm;
  3. Se não funcionar, instale a última versão do K-Lite:
    http://www.free-codecs.com/download/K_Lite_Codec_Pack.htm;

4) Baixei uma vídeo que não precisa do Aplicativo DevMedia, mas não consigo assistir o vídeo. O que fazer?

Resposta: Execute os mesmos passos do item 3.

5) Quando abri o Aplicativo DevMedia, meu antivírus acusou o alerta "HEUR/Crypted". O que é isso?

Resposta: Para evitar a ação de hackers, o aplicativo DevMedia passou por um processo de encriptação do executável depois de ser compilado. Alguns antivírus emitem o alerta "HEUR/Crypted" - Este alerta indica que o antivírus não conseguiu analisar o executável completamente (em função da criptografia). Veja abaixo uma definição sobre o alerta HEUR/Crypted:

"HEUR/Crypted assinala se um determinado ficheiro possui mecanismos de encriptação que são utilizados para esconder a verdadeira funcionalidade."

Você pode ignorar este alerta ou marcar nosso player como exceção no seu antivírus. A DevMedia assegura que o aplicativo não possui nenhum tipo de vírus.

6) O Player precisa de conexão com a internet?

Resposta: Sim, para autenticar o usuário. Os dados trafegados são mínimos (pois o arquivo da vídeo aula fica salvo off-line no computador) e uma conexão com linha discada já é suficiente. Na versão 1.7 o aplicativo foi otimizado para diminuir a quantidade de acessos a internet, criando caches no computador local.

7) Eu tenho internet no trabalho, mas não tenho em casa. Não poderei mais assistir vídeo aulas em casa?

Resposta: Esta limitação foi resolvida na versão 1.8 do player. Agora você possui o recurso de acessar o Player de forma 100% off-line. O requisito para esse cenário é que você precisa ter acesso a internet em outro computador. Veja abaixo como acessar vídeo em um computador sem nenhum tipo de conexão:

Para este tutorial, vamos utilizar os nomes a seguir:

  • Computador offline: micro sem acesso a internet;
  • Computador online: micro com acesso a internet;

  1. Primeiramente, rode o aplicativo DevMedia no computador offline; Se for solicitado a senha de acesso, apenas cancele;

  2. Abra o menu “Acesso off-line” e clique na opção “Gerar chave (modo off-line)”. O aplicativo vai gerar um arquivo de identificação no drive C:\. Veja a Figura 1:devmedia player FAQ_html_6c89aa65.jpg
    Figura 1. Gerar Chave

  3. Transfira este arquivo para um pendrive ou disquete e copie para o computador online.
  4. No computador online, abra o Aplicativo DevMedia; Acesse o menu “Acesso off-line” e selecione a opção “Ativar chave (modo on-line)”. Em seguida, selecione o arquivo de identificação gerado no computador off-line; Veja a Figura 2:
    devmedia player FAQ_html_1c0df5d.jpg
    Figura 2
    . Abrir arquivo
  5. O aplicativo vai modificar o conteúdo do arquivo de identificação, gerando uma chave de acesso.
    Em seguida, ainda no computador online, você precisa abrir todas as vídeos que serão assistidas no computador offline. O procedimento é simples: basta abrir a vídeo, você não precisa dar PLAY ou fazer outro passo. Por exemplo, se você vai transportar 3 vídeos para assistir no computador offline, você precisa abrir cada uma delas no computador online (esse passo pode ser feito antes ou depois da ativação do arquivo chave).
    ATUALIZAÇÃO: Este processo foi otimizado na versão 2.6 do Aplicativo DevMedia; Quando você ativa a chave no computador com Internet, não é necessário mais abrir os vídeos um por um. Por exemplo, se você vai transportar 3 vídeos, basta ativar a chave e copiar os vídeos, não necessitando abrir cada um. Se forem baixados novos vídeos no dia seguinte, você precisará informar ao Player offline. Isso pode ser feito de duas formas:
    i) gere uma nova chave,
    ii) ou então abra o novo vídeo no computador online e transporte-o para o computador offline (neste caso, sem precisar re-gerar a chave).
  6. Em seguida, você precisa copiar os arquivos abaixo para uma mídia offline (pendrive, CD, etc):
    a) O arquivo de identificação (extensão .chv);
    b) as vídeos que foram abertas no computador online (e que serão assistidas no computador offline);
  7. No computador offline, você precisa instalar a chave de acesso. Abra o Aplicativo DevMedia, acesse o menu “Acesso off-line” e clique na opção “Importar chave (modo off-line)”. Selecione o arquivo .chv;

Pronto – a partir daí você estará autenticado no computador off-line e poderá assistir as vídeos.

Se você desejar repetir o procedimento no dia seguinte (imaginando o cenário onde as vídeos são baixados no trabalho e assistidas em casa), você não precisa repetir todos os passos: apenas baixe a nova vídeo aula no computador online, abra com o Aplicativo DevMedia e transfira para o computador off-line. O arquivo de chave de acesso só precisa ser refeito (passos 1 a 5) após 35 dias da última instalação.

ATUALIZAÇÃO: Este processo foi otimizado na versão 2.6 do Aplicativo DevMedia; Se no dia seguinte você baixou uma quantidade grande de vídeos e você não quer ter o trabalho de abrir uma por uma, basta re-gerar a chave: neste caso, não será necessário abrir as vídeos.

8) Quando tento logar e/ou abrir um arquivo, o Aplicativo DevMedia fica tentando acessar a internet, mas não consegue. Já verifiquei e tenho conexão com a internet. O que devo fazer?

Resposta: Em alguns computadores (principalmente com Windows 8), a API padrão utilizada pelo Aplicativo DevMedia não faz nenhuma conexão com o servidor. Por isso, é necessário modificar a API de conexão HTTP. Para isso, com o Aplicativo DevMedia aberto, vá em Configurações > Configurações do aplicativo...
Troque a opção do HTTP que estiver marcada, conforme a Figura 3:

Figura 3
. Configurações do aplicativo

9) O Aplicativo DevMedia não consegue se conectar a Internet para fazer o login. O que faço?

Resposta: O Aplicativo DevMedia usa a porta 80 para a comunicação com a Internet, como é o padrão, ou a porta configurada no proxy do Internet Explorer.

  1. Verifique se o Firewall do Windows está bloqueando o Aplicativo DevMedia. Se estiver, retire o bloqueio e se o mesmo não constar no Firewall, adicione-o, permitindo o acesso.
  2. Verifique se algum antivírus está bloqueando o Aplicativo DevMedia. Caso esteja, coloque-o na lista branca. Caso não conste no rastreamento, tente efetuar o login no player com o antivírus desabilitado para ver se o mesmo que está impedindo o acesso.
  3. Verifique se em sua rede de Internet existe algum proxy configurado. Pode ser que o mesmo esteja impedindo o Aplicativo DevMedia de se comunicar com a Internet.
  4. Tente usar o Aplicativo DevMedia em um computador na mesma rede para ver se o mesmo funciona.
  5. Para monitorar a comunicação de rede de seu computador, sugerimos que, para fim de teste (pode desinstalar depois), instale o programa URL Snooper. Para que ele funcione, é necessário instalar o programa sugerido ao final da instalação:
  • Para conseguir ver os pacotes e URLs de comunicação, clique em file/Advanced Mode;
  • Na aba Search, mude o Protocol Filter para "Show All";
  • Marque o checkbox "view raw packet contents";
  • Se preferir, antes de tentar logar, limpe a lista clicando em "Clear Results".

10) Baixei uma vídeo aula, mas ela dá CRC Error quando eu tento descompactar. O que fazer?

Resposta: Antes de publicar uma vídeo no site, nós realizamos vários testes, incluindo se o arquivo está corrompido ou não.

Em algumas situações, devido ao grande número de downloads, o servidor de arquivos trava sem aviso e interrompe todos os downloads em andamento. Nesse caso, o sistema operacional pode salvar o arquivo "pela metade", tornando impossível a descompactação. Quando isso acontece, nós recomendamos:

  1. Tente baixar a video aula novamente minutos depois; O fluxo de downloads poderá estar reduzido e você conseguirá baixar o arquivo normalmente;
  2. Utilize sempre um software tipo “GetRight” para manter a persistência do progresso do download; Para maiores informações sobre esse tipo de aplicativo, visite:

11) Em algumas vídeos, o vídeo aparece com a imagem "invertida", como se fosse um espelho. Como consertar esse problema?

Resposta: Esse problema é bem raro. Em primeiro lugar verifique se você está utilizando a versão mais nova do Aplicativo DevMedia Caso esteja,a solução é reduzir o número de cores da placa de vídeo, através do painel de controle(normalmente a redução é feita de 32 bits para 16 bits). Veja a Figura 4:

placavideo.PNG
Figura 4
. Configuração de vídeo

12) Atualizei o meu sistema operacional para o Windows 10, mas o meu Aplicativo DevMedia não roda. O que fazer?

Resposta: Assim como você atualizou o seu sistema, você também precisa atualizar os arquivos necessários para rodar o Aplicativo DevMedia, que são:

Após instalar as novas versões desses arquivos, execute a última versão do Aplicativo DevMedia para que o seu vídeo rode normalmente.

Equipe DevMedia

Carregando
 
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Ajude-nos a evoluir: você gostou do post?  (19)  (9)

(opcional) Onde podemos melhorar?

Confirmar voto
Compartilhe:
Ficou com alguma dúvida?