Artigo do tipo Tutorial
Recursos especiais neste artigo:
Conteúdo sobre boas práticas
Autores:Vinicius Rodrigues Silva e Josiel Neumann Kuk
Apoiando o desenvolvimento de projetos com Android
O desenvolvimento de projetos de software tem como uma de suas principais etapas a identificação e a descrição dos requisitos. Nesta etapa, o analista de requisitos interage com os futuros usuários do sistema procurando identificar as funcionalidades que deverão estar presentes no projeto. Contudo, ao realizar as atividades de identificação através de entrevistas, ficamos muitas vezes reféns de nossa capacidade de memorizar um conjunto grande de informações. Neste sentido, um apoio ferramental disponível através de dispositivos móveis seria de grande valor.

Neste contexto, este artigo apresenta o desenvolvimento de uma aplicação para a plataforma Android destinada a engenheiros de software, no qual o usuário coleta requisitos de software durante uma entrevista com o cliente ou usuários, com a mobilidade e as vantagens oferecidas por um smartphone moderno. Para o desenvolvimento do aplicativo foram utilizadas as ferramentas livres Eclipse e Android SDK. Alguns detalhes das funcionalidades presentes no aplicativo, incluindo trechos de código-fonte, bem como a fundamentação utilizada para suas implementações, são apresentadas neste artigo. Além disso, este artigo também apresentará um referencial teórico sobre a área de requisitos de forma a facilitar o entendimento da aplicação desenvolvida.


Em que situação o tema é útil
Neste artigo veremos como o uso de técnicas simples de desenvolvimento podem ajudá-lo a criar uma aplicação realmente útil. Em particular, a aplicação desenvolvida ajuda profissionais de engenharia de software que trabalham com a identificação de requisitos de software. A utilidade da aplicação desenvolvida está no apoio que ela fornece ao registro e gerenciamento de requisitos funcionais do projeto.

A computação continua a se tornar mais “pessoal”, cada vez mais acessível a qualquer hora, em qualquer lugar. À frente deste desenvolvimento estão os dispositivos de mão, que estão transformando-se em plataformas de computação. Telefones celulares não são mais apenas para falar – eles têm sido capazes de carregar vídeo e dados por algum tempo. Significativamente, dispositivo móvel está se tornando tão capaz de computação de propósito geral, que está destinado a se tornar o próximo computador pessoal.

Nesses aparelhos modernos, denominados smartphones, assim como em um computador, é possível instalar aplicativos das mais diferentes categorias como jogos, editores de texto, reprodutores de áudio e vídeo, e até mesmo ferramentas profissionais.

Ainda em comparação com um computador pessoal, os smartphones também possuem um sistema operacional instalado. Um desses sistemas, que é um dos mais conhecidos e utilizados mundialmente, é o Android. O Android é uma pilha de software para dispositivos móveis que inclui um sistema operacional, middleware e aplicativos importantes.

Profissionais de diversas as áreas já dispõem de ferramentas que facilitam suas tarefas, pode-se citar o exemplo de médicos que podem gerar receitas para pacientes e empresários que podem agendar reuniões, diretamente de seus smartphones. Pensando nessa ideia, surge a possibilidade da criação de uma ferramenta capaz de facilitar o trabalho de profissionais da área da computação.

A engenharia de software é uma disciplina da engenharia que se ocupa de todos os aspectos da produção de software, desde estágios iniciais de especificação do sistema até a manutenção desse sistema uma vez que ele entrou em operação.

Uma das áreas de aplicação da Engenharia de Software corresponde aos requisitos de software. Todo projeto de software tem um conjunto de requisitos, definidos pelas necessidades e expectativas dos usuários que efetivamente utilizarão o sistema, relacionado ao atendimento dos objetivos de negócio da empresa onde trabalham.

Neste contexto, o objetivo do sistema desenvolvido neste artigo é funcionar como um gerenciador de requisitos de software, o qual deverá ser utilizado para coletar requisitos de forma rápida, durante uma entrevista com o cliente ou usuários de um sistema a ser projetado. A base de todas as funcionalidades do sistema desenvolvido foi extraída do documento proposto pelo IEEE, descrito em IEEE-SA STANDARDS BOARD.

Através desse documento, o IEEE descreve um conjunto de práticas recomendadas para a realização de uma especificação de requisitos de software. Esse conjunto descreve o conteúdo e qualidades em que uma boa especificação de requisitos de software deve conter.

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo