Por que eu devo ler este artigo:O AppStudio é a nova aposta da Microsoft para o desenvolvimento de aplicativos mobile. Ele permite o desenvolvimento de aplicativos completos sem a necessidade de escrita de uma linha de código. Esse artigo traz um tutorial passo a passo de como fazer um aplicativo para o sistema operacional mobile Windows Phone. Sem nenhuma linha de código, sem nenhuma linguagem de programação, somente com alguns cliques do seu mouse, você irá criar o seu aplicativo completo.
Autores: Rubens Saulo Sales Pessoa e Rafael Padilla

Uma nova ferramenta foi criada pela Microsoft para o desenvolvimento de aplicativos mobile de maneira intuitiva, o AppStudio. O desenvolvedor mais experiente pode economizar tempo criando seu aplicativo pelo AppStudio, pois ela ajuda a evitar que ele passe horas escrevendo linhas de código no Visual Studio que poderiam ser geradas de forma automatizada. Caso este mesmo desenvolvedor queira aperfeiçoar seu aplicativo criado por essa ferramenta, ele pode modificar o código do aplicativo baixando-o diretamente do AppStudio e abrindo na ferramenta de desenvolvimento Visual Studio 2012 ou superior. O aplicativo rodará no Sistema Operacional Windows Phone 8.0, então o Visual Studio deverá estar com o SDK 8.1 instalado.

Para ter acesso a essa nova ferramenta você deve estar logado em sua conta Microsoft (Live, Hotmail, Outlook, MSN) e, acessando a sua tela inicial do AppStudio, você terá várias ferramentas para desenvolver seus aplicativos, dicas de como desenvolver e, além do mais, a opção de você poder modificar os projetos já criados (Figura 1).

Figura 1. Tela inicial do AppStudio.

Antes de começar a desenvolver seu aplicativo, na primeira página após o login no AppStudio, tem-se um espaço onde você pode ver dois aplicativos de exemplo disponibilizados pela Microsoft. Você pode efetuar o download deles para Desktop (Windows Store) e Windows Phone (Windows Phone Store) e analisá-los.

Um dos aplicativos disponibilizado como exemplo é sobre empresa. Já o segundo contém apenas uma estrutura inicial que você pode utilizar para desenvolver sua aplicação. Antes de iniciar o desenvolvimento, faça uma pesquisa na loja de aplicativos do Windows Phone (Windows Phone Store) e verifique se já existe algum aplicativo semelhante ao seu. Em caso positivo, pense em melhorar esse aplicativo de forma que o seu traga algum diferencial em relação ao existente.

No AppStudio também existem alguns aplicativos criados pela ferramenta. Tome-os como base para criar o seu. Na página inicial do AppStudio foram adicionados dois vídeos tutoriais, ensinando e dando dicas importantes sobre o desenvolvimento de seu aplicativo Windows Phone. Lembrando que todos os vídeos estão em inglês com comentários em inglês.

Em sua barra principal, a ferramenta tem o item chamado “How to”. Nessa área existem alguns conceitos básicos, como: o que são fonte de dados, quais são as fontes de dados diferentes umas das outras, o que é e o que eu posso fazer com uma coleção, o que é uma seção de aplicativo, diferença entre aplicativos em modo Panorama e Hub, vinculando dados, adicionar uma ação, quais são os tipos de ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo