Por que eu devo ler este artigo:Independentemente da área de atuação no desenvolvimento de software, o diagrama de classes possui muitas informações que podem estar ocultas sob seus elementos para pessoas que não estão treinadas em observá-las. E o problema principal é que muitas vezes essas informações podem passar despercebidas não só por desenvolvedores, mas também por analistas de negócio, que são os responsáveis pela construção desses diagramas e não sabem trabalhar mais profundamente sobre eles. Vale ressaltar que é muito importante a correta interpretação deste para gerar classes e atributos corretos e, principalmente, para a utilização dos construtores das classes na construção das regras de negócio de um software a partir das obrigatoriedades existentes nas associações entre as classes. Com base nisso, este artigo visa explorar a interpretação desses aspectos com um exemplo prático de um sistema de compras de bilhetes aéreos, cujo projeto Java será gerado a partir de um diagrama de classes.
Na primeira parte deste artigo foram apresentados os
conceitos relacionados à interpretação de um diagrama de classes UML. Foi visto
que uma associação entre classes contém quatro características básicas: Navegabilidade, que define a direção de
uma associação, podendo ser unidirecional ou bidirecional; Multiplicidade, que indica quantos objetos de uma classe destino
estão presentes em uma classe origem; Conectividade,
que é a união dos dois sentidos da Navegabilidade, formando a representação da
leitura da associação, que pode ser do tipo OneToOne,
OneToMany, ManyToOne e ManyToMany; e
Obrigatoriedade, que indica a
necessidade básica de uma classe para ser instanciada como, por exemplo, para
criar uma instância de uma Casa é necessário que exista um Terreno. Além dos aspectos
básicos de uma associação, foram apresentados conceitos sobre as camadas Model,
Business, View e DAO, que ajudam a organizar a arquitetura de um software.
Com base nisso, nesta segunda parte do artigo iremos
realizar a codificação do diagrama de classes apresentado no próximo tópico. Deste
modo, serão assimilados os conceitos abordados na parte um com a implementação de
cada classe projetada no diagrama. Antes, porém, vale ressaltar que o mesmo
possui várias situações que certamente serão encontradas em outros diagramas, o
ajudando a se preparar para os desafios enfrentados diariamente na carreira de
um desenvolvedor profissional.
O diagrama de classes do sistema de bilhetes aéreos
Além do texto de requisitos do sistema de Bilhetes Aéreos, a
título de melhor visualização dos requisitos, o analista de sistema do projeto
deixou um diagrama de classes UML para ser codificado na linguagem Java,
conforme a Figura 1. Esse diagrama
contém 14 classes e três enums, que serão explicitados com mais detalhes durante
a parte prática deste artigo. Antes disso, é interessante que você o observe e
tente imaginar como seria a codificação das classes, enums e suas associações. Além
disso, também é interessante que você tente antecipar problemas que podem
aparecer durante a codificação. Isto certamente lhe ajudará a entender melhor o
conteúdo apresentado nos próximos tópicos.
Figura 1. Diagrama de classes representando o sistema de bilhetes aéreos.
Codificação da camada Model
Além da qualidade em um projeto de software, é válido
destacar que a codificação de um diagrama de classes é uma tarefa que exige uma
atenção muito grande. Nesta etapa é interessante lembrar de um ditado bastante
conhecido na área da computação: Dividir para Conquistar. Esse “lema” sinaliza
que quando existe um grande problema, por exemplo, codificar o diagrama de
classes desse projeto, a melhor forma de resolvê-lo é através da sua divisão
por partes. Sendo assim, vamos dividir o nosso diagrama de classes para tornar
mais fácil a sua codificação.
Codificação da classe Endereco
A primeira atividade a ser realizada sobre um diagrama de
classes UML é a busca por classes que sejam somente de destino, ou seja, que
possuam somente associações unidirecionais com outras classes e que todas essas
associações terminem nela (a classe destino). No caso do diagrama do projeto, a
classe Endereco, situada no canto
inferior direito, satisfaz essa condição. Repare que existem duas associações
com a classe Endereco (Pessoa e Aeroporto), mas em ambas, Endereco
é a classe destino. Assim, essa classe é uma excelente candidata para iniciar a
codificação da camada model, conforme a Listagem
1.
Em Java, a divisão por camadas é auxiliada pelos pacotes (packages). Com o intuito de manter essa
padronização/organização, para o nosso projeto de tickets aéreos iremos criar
um pacote para a camada model com o nome br.com.devmedia.bilhetesAereos.model.
Listagem 1.
Código da classe Endereco.
01 package br.com.devmedia.bilhetesAereos.model;
02
03 public class Endereco {
04 private Long id;
05 private String rua, complemento, bairro, cidade, estado, pais;
06 private Integer numero;
07
08 //não é necessário construtor default
09
10 //Métodos getters e setters para todos os atributos
11
12 }
Como é possível perceber, todos os atributos do diagrama de
classes foram representados utilizando a palavra-chave private. Isto se deve ao fato de no diagrama de classes esses
atributos estarem representados com um sinal de menos (“-”). Portanto, quando
houver esse símbolo na frente de atributos ou métodos em um diagrama, ele
sempre será private. Caso o símbolo
seja um sinal de adição (“+”) esse atributo ou método deve ser codificado como public. E caso o símbolo seja um sinal
de Hash (“#”), esse atributo ou método deve ser codificado como protected.
Essa definição também tem relação com o conceito da
orientação a objetos chamado encapsulamento. Tal conceito declara que todos os
atributos de uma classe devem estar protegidos de outras classes. Uma forma de
acesso a esses atributos seria através dos métodos ge ...
A DevMedia é uma escola de formação de programadores com mais de 20 anos de mercado. Já formamos mais de 100 mil programadores. A DevMedia ensina programação web, (desenvolvimento de site e aplicativos para celulares). A programação web é a área que mais contrata programadores em todo o mundo, sendo a maior porta de entrada para a área da tecnologia.
Por que a programação se tornou a profissão mais promissora da atualidade?
Nunca o mundo necessitou tanto de programadores como atualmente. Com a quarentena estabelecida pela Covid-19, lojas, restaurantes, escritórios e escolas, que tiveram suas atividades paralisadas, perceberam a urgente necessidade de adaptar seus negócios para o mundo digital.Em contrapartida as empresas de tecnologias, durante esse período, cresceram como nunca tanto em faturamento quanto em número de usuários.Com isso a necessidade de programadores cresceu muito. Empresas de grande e pequeno porte estão com vagas abertas e não conseguem contratar por falta de profissionais qualificados. No momento estima-se que o número de oportunidades no Brasil seja acima de 200 mil!
Como faço para começar a estudar?
Programação é um universo amplo, existem muitos caminhos e por isso é muito fácil se perder. Nosso conselho é: NÃO ESTUDE SOZINHO. Infelizmente 78% das pessoas que começam a estudar sozinhas desistem da profissão por não conseguirem aprender. Com uma boa orientação elas teriam conseguido!Se você tomou a decisão de entrar nesse mercado, faça um investimento no seu futuro e busque aprender com quem sabe. Isso vai triplicar suas chances de dominar a programação e conquistar uma vaga no mercado.
Em quanto tempo de estudo vou me tornar um programador?
O tempo depende, claro, da dedicação de cada estudante. A DevMedia ensina programação há 20 anos e com toda essa experiência montamos uma metodologia que tem como objetivo principal acelerar os seus estudos.Você terá um Plano de Estudo para te orientar em todos os passos do aprendizado. Desenvolverá diversos projetos reais para colocar em prática os conhecimentos e contará com o melhor suporte ao aluno da web. Todas as suas dúvidas serão respondidas de imediato.Seguindo nossa metodologia e se dedicando, entre 6 meses e um ano você já estará programando.
Sim, você pode se tornar um programador e não precisa ter diploma de curso superior!
Ser programador é uma das maiores oportunidades que o Brasil oferece para quem não tem condições de fazer uma faculdade. Muitas empresas contratam sem fazer questão de diploma, o que importa para elas é que o candidato seja um bom técnico e consiga atender suas necessidades.Os salários iniciais para programadores são de R$2.500 mil, podendo chegar aos R$15 mil para aqueles que se dedicam.Com disciplina e um estudo correto, que não te faça perder tempo, é possível se tornar um programador em menos de um ano de estudo.Quando você já estiver empregado, aí sim você pode se aprimorar ainda mais fazendo uma faculdade na área.
O que eu irei aprender estudando pela DevMedia?
Nossas trilhas de estudo te permitem virar um programador Full Stack, que é aquele programador mais completo, ele domina o desenvolvimento Front-end, Back-end e Mobile.Você ficará apto para criar sistemas para computadores e aplicativos para celulares. Utilizamos como base a linguagem JavaScript que é a linguagem mais utilizada no mundo. Outra vantagem do JavaScript é a quantidade de oportunidades no mercado de trabalho. É sem dúvida a linguagem que mais possui vagas e a que mais dá oportunidade para os iniciantes.
Principais diferenciais da DevMedia
Suporte ao aluno - O aluno conta com a ajuda de professores para tirar dúvidas durante toda a jornada de ensino. As perguntas são respondidas em menos de uma hora por professores experientes e atuantes no mercado.Gamificação - A plataforma de ensino é divertida e motivante. É como se o aluno estivesse dentro de um game. Ele terá seu card pessoal, que poderá ser customizado utilizando as moedas que ele ganha quando acerta os exercícios. Ele poderá também trocar suas moedas por outros produtos dentro da plataforma. Além disso, seus acertos contam pontos no ranking mensal dos alunos. Tudo isso deixa os estudos mais leves e motivantes.Didática - A DevMedia já ensina programação há mais de 20 anos. Desenvolvemos ao longo desse tempo uma metodologia que ensina a programar de verdade, com menos aulas e mais prática, são dezenas de projetos e exercícios que desenvolvem a mente programadora no aluno.Projetos reais - Durante os estudos os alunos irão desenvolver dezenas de projetos em cada uma das carreira (front-end, back-end e mobile). Mas o principal é que os projetos da DevMedia não são “copia e cola” como se encontra por aí. Aqui o aluno vai desenvolver os projetos de forma autônoma, recebendo claro a nossa mentoria e suporte, mas o aluno terá condições para desenvolvê-los sozinho.Milhares de exercícios - Programação é prática, por isso a cada nova matéria o aluno passará por um bloco de exercícios para fixar o conteúdo e cada acerto será bonificado com pontos e moedas e valem uma posição no ranking dos alunos.
Qual o investimento financeiro que preciso fazer para me tornar um programador?
Na internet é possível encontrar cursos de todos os preços, desde 50,00 a R$15.000,00.Os cursos de 50,00 são cursos avulsos, que explicam apenas pedaços de uma determinada matéria. Para criar um conhecimento completo você precisaria comprar no mínimo de 15 a 20 cursos avulsos e correria o risco deles não se complementarem tão perfeitamente e seu conhecimento ficaria cheio de "buracos".Os cursos de R$15.000,00 não fazem nenhum sentido. Deixe para investir em cursos caros quando quiser se especializar. Por esse preço você pode inclusive estudar fora do pais. Na DevMedia, você terá um plano de estudo montado por quem já formou mais de 100 mil alunos, e já está nesse mercado há mais de 20 anos. Somos a única plataforma que oferece Suporte ao Aluno em tempo real e uma experiência de estudos gamificada para te manter motivado durante todo o período de estudo. E o melhor, nosso pagamento é recorrente, você não precisa usar o limite do seu cartão de crédito para investir no seu futuro. Aproveite para se matricular agora mesmo.
Eu sabia pouquíssimas coisas de programação antes de começar a estudar com
vocês, fui me especializando em várias áreas e ferramentas que tinham na plataforma, e com essa
bagagem consegui um estágio logo no início do meu primeiro
período na faculdade.
Estudo aqui na Dev desde o meio do ano passado!
Nesse período a Dev me ajudou a crescer muito aqui no trampo. Fui o primeiro desenvolvedor contratado pela minha
empresa. Hoje eu lidero um time de desenvolvimento! Minha meta é continuar estudando e praticando para ser um
Full-Stack Dev!
Economizei 3 meses para assinar a plataforma e sendo sincero valeu muito a
pena, pois a plataforma é bem intuitiva e muuuuito
didática a metodologia de ensino. Sinto que estou EVOLUINDO a cada dia. Muito
obrigado!
Nossa! Plataforma maravilhosa. To amando o curso de desenvolvimento
front-end, tinha coisas que eu ainda não tinha visto. A
didática é do jeito que qualquer pessoa consegue aprender. Sério, to apaixonado,
adorando demais.
Adquiri o curso de vocês e logo percebi que são os melhores do Brasil. É
um passo a passo incrível. Só não aprende quem não quer.
Foi o melhor investimento da minha vida!
Foi um dos melhores investimentos que já fiz na vida e tenho aprendido
bastante com a plataforma. Vocês estão fazendo parte da minha jornada nesse mundo da
programação, irei assinar meu contrato como programador
graças a plataforma.
Wanderson Oliveira
Comprei a assinatura tem uma semana,
aprendi mais do que 4 meses estudando outros cursos. Exercícios práticos que não tem
como não aprender, estão de parabéns!
Obrigado DevMedia, nunca presenciei uma plataforma de ensino tão presente na vida acadêmica de
seus alunos, parabéns!
Eduardo Dorneles
Aprendi React na plataforma da DevMedia há cerca de 1 ano e meio... Hoje estou há 1 ano empregado trabalhando 100% com
React!
Adauto Junior
Já fiz alguns cursos na área e nenhum é tão bom quanto o de vocês. Estou aprendendo
muito, muito obrigado por existirem. Estão de parabéns... Espero um dia conseguir um emprego na
área.