Aprendendo a Programar em Python

Olá Pessoal, hoje darei seqüência a esta série sobre programação em Python. Hoje irei demonstrar para vocês o uso da estrutura condicional Case.

Estrutura CASE

No Python, não existe a estrutura CASE como em outras linguagens, porém, pode-se obter o mesmo efeito de duas formas. A primeira seria a utilização da Estrutura Condicional Aninhada, como visto anteriormente, ou utilizando um dicionário.

Os Dicionários são umas coleções desordenadas de objetos. Futuramente irei abordar sobre Dicionários, mas o que pode ser adiantado agora é que os Dicionários possuem um conjunto de chave-valor, como podemos ver no exemplo abaixo:


def opcao1():

     print "Você selecionou a opção 1"

 

def opcao2():

     print "Você selecionou a opção 2"

 

def opcao3():

     print "Você selecionou a opção 3"

 

opcoes = { 1:opcao1, 2:opcao2, 3:opcao3}

 

opcoes.get(1)()

Neste exemplo existem dois comandos diferentes. Nas linhas 1,3 e 6, são funções, ou seja, um conjunto de códigos que é executado ao ser chamado. Por exemplo, se quiséssemos chamar a opcao1(), então é somente chama-la assim: opcao1(). Na linha 9 é a definição do dicionário, nele definimos as chaves e os valores, no nosso exemplo, as chaves são 1, 2 e 3 e os valores são as funções opcao1, opcao2 e opcao3 respectivamente.

A seguir na linha 11, estamos chamando o valor 1 do dicionário, neste caso, estamos chamando respectivamente a função opcao1() que, então, será os comandos da função opcao1() onde, será exibido a mensagem "Você selecionou a opção 1".

Bom pessoal, vou ficando por aqui com mais um artigo da série Aprendendo a Programar em Python.

Espero que estejam gostando e que os artigos estejam sendo úteis, conto com o feedback de vocês para buscar sempre melhorar a qualidade dos artigos.