DevMedia
Você precisa estar logado para dar um feedback. Clique aqui para efetuar o login
Para efetuar o download você precisa estar logado. Clique aqui para efetuar o login

Aprendendo a programar em Python - Introdução

Neste artigo, daremos inicio a uma série sobre Python e para quem está querendo aprender esta linguagem, este artigo será uma boa opção.

[fechar]

Você não gostou da qualidade deste conteúdo?

(opcional) Você poderia comentar o que não lhe agradou?

Confirmo meu voto negativo


Introdução ao Python


            Olá a Todos! Aqui estarei dando inicio a uma série sobre Python e para quem está querendo aprender esta linguagem, este artigo será uma boa opção.

 

            Partirei do príncipio que você, leitor, não tem nenhum conhecimento sorbe a linguagem, portanto começarei do zero, explicando desde os conceitos da linguagem, passando pelo clássico “hello word” e desbravando as funcionalidades e recursos da linguagem.

 

O que é Phyton

 

            Python é uma linguagem dinâmica, interpretada, robusta, multiplataforma, multi-paradigma (orientação à objetos, funcional, reflectiva e imperativa) e está preparada para rodar em JVM e .NET Framework. Lançada em 1991 por Guido van Rossum, é uma linguagem livre (até para projetos comerciais) e hoje pode-se programar para desktops, web e mobile.

 

  1. Mão na Massa

 

            Primeiramente, temos que instalar o Python para o sistema operacional, o mesmo pode ser baixado no link abaixo:

 

http://www.python.org/download/

 

A instalação é bem simples, protocolo NNF(Next-Next-Finish). Após instalarmos o python, vamos instalar a IDE. Você pode trabalhar com sua IDE favorita para nossos exemplos. Nos exemplos usarei o Netbeans com plugin para Python.

 

            Estarei levando em consideração que você também esteja usando o Netbeans. Após termos configurado o ambiente de trabalho iniciaremos o nosso projeto, para isso vá no menu Arquivo > Novo Projeto, selecione a opção Python, Python Project, clique em Próximo. Defina o nome do projeto e clique em Finalizar. Como é de praxe, após criar o projeto veremos um arquivo .py com o nome do projeto e já com o clássico “Hello World”, ao executá será exibido no prompt abaixo a palavra “Hello World”.

 



 

            Vamos analisar o código:

 

1         # To change this template, choose Tools | Templates

2         # and open the template in the editor.

3

4         __author__="bruno"

5         __date__ ="$31/05/2010 06:59:46$"

6

7

8         if __name__ == "__main__":

9             print "Hello World"

 

 

            As linhas 1 e 2 são cometários. A linha 4 e 5 são utilizadas para a documentação do projeto, onde são definidos o autor e a data do projeto respectivamente. Mais abaixo, na linha 8, tem uma condição onde verifica se a palavra reservada __name__ é igual à __main__. Isto quer dizer que o código abaixo somente será executado se este for o arquivo principal, ou seja, o arquivo que foi invocado pelo interpretador, seria como o método main() em Java. A linha 9 irá exibir na tela a mensagem “Hello World”.

 

            Vamos agora fazer uma modificação neste código.  A linha 9 será alterado para o seguinte valor e em seguida iremos executar o programa:

                        9          print “Este exemplo é muito fácil!”

 

                      

 

            Como se pode verificar na figura anterior, ocorreu um erro na execução do programa, isto aconteceu porque a linha 9 possui caracteres acentuados. Isso não quer dizer que não é possível trabalhar com palavras acentuadas no Python, para resolver este problema é só inserir a seguinte linha na primeira linha do seu arquivo .py:

 

                        1          # -*- coding: iso-8859-15 -*-

 

            Agora podemos verificar que a execução do programa foi um sucesso.

 


 

 

            Bem, aqui terminamos esta primeira parte de Introdução ao Python, espero que tenham gostado e até ao próximo artigo.

 

Um abraço.

Bruno Lage.



Graduado em Tecnologia de Sistemas de Informação. Há 2 anos trabalhando na área de Desenvolvimento de Software (Delphi,C#,Shell Script), além de trabalhar com infra (servidores Windows e Linux) e desenvolvimento web. Possuo um blo [...]

O que você achou deste post?
Publicidade
Serviços

Mais posts