Atenção: esse artigo tem um vídeo complementar. Clique e assista!

De que trata o artigo

Esse artigo aborda tópicos relacionados à boa prática da escrita de casos de uso no processo de especificação de requisitos. Nele é descrito como os casos de uso devem atender a necessidades específicas de diferentes partes interessadas.

Para que serve

Um dos artefatos produzidos no início do processo de desenvolvimento de software é a sua especificação de requisitos. Ele é base para as demais atividades de desenvolvimento e sua qualidade é fundamental para o sucesso do projeto.

Em que situação o tema é útil

Na melhoria da forma como trabalhamos com a especificação de requisitos do software através de casos de uso.

Autores: Fabrício Cardim, Iuri Mendes e Rodrigo Spínola

A cada fase do ciclo de vida do software produzimos um documento contendo uma representação distinta do software a ser construído. Cada um desses documentos representa o software em um determinado nível de abstração. A tendência é diminuirmos o nível de abstração através da inclusão de mais e mais detalhes, até que, sua última representação seja o código fonte na linguagem escolhida.

Um dos artefatos produzidos no início do processo de desenvolvimento de software é a sua especificação de requisitos. Ele é base para as demais atividades de desenvolvimento e sua qualidade é fundamental para o sucesso do projeto. Uma especificação de requisitos bem elaborada é pré-requisito para um software de qualidade, embora não seja garantia disso. Desta forma, durante a produção de requisitos devemos possuir, além das atividades essenciais de levantamento e especificação, atividades relacionadas à garantia da qualidade.

Neste contexto, esse artigo aborda tópicos relacionados à boa prática da escrita de casos de uso no processo de especificação de requisitos. Nele é descrito como os casos de uso devem atender a necessidades específicas de diferentes partes interessadas. Também são apresentados alguns modelos de casos de uso (vantagens e desvantagens) e alguns pontos importantes que devem ser considerados durante o processo de escrita. Por fim, são detalhados alguns problemas comuns em casos de uso e fatores de melhorias para se aprimorar a escrita.

Casos de uso

Casos de Uso são documentos importantes para construção de sistemas. Eles descrevem o comportamento que este sistema deverá ter sob diversas condições. Os casos de uso são documentos geralmente criados na forma de texto e servem como meio de comunicação entre partes envolvidas no projeto.

Um caso de uso bem escrito é fácil de ler. Ele consiste de sentenças escritas em uma única forma gramatical – um passo de ação simples – na qual um ator alcança um resultado ou transmite informação para outro ator. Aprender a ler um caso de uso não deve tomar mais do que uns poucos minutos.” (Cockburn, 2001)

A utilização de casos de uso na especificação de requisitos deve levar em consideração os interesses das partes envolvidas (stakeholders). Veremos como a especificação é importante na execução das atividades dos stakeholders.

Existem diversas situações onde casos de uso são utilizados e por esse motivo é preciso que sua forma de escrita seja variada. Essa variação no estilo da escrita dos casos de uso pode tornar a leitura um tanto confusa. Isso faz com que alguns problemas acabem surgindo na etapa de especificação de requisitos e veremos alguns fatores que devem ser levados em consideração para tentar diminuir a ocorrência desses problemas.

Não existe regra para escrever casos de uso, mas existem alguns modelos que são “padrões” de mercado e são comumente utilizados. Neste artigo vamos comentar sobre dois desses modelos.

Para isto, este artigo foi divido nas seguintes seções: Especificação de requisitos através de Casos de Uso, Stakeholders e seus interesses, Estilos de escrita de casos de uso, Modelos de casos de uso, Problemas comuns, Fatores de Melhoria, Conclusão.

Especificação de requisitos através de Casos de Uso

Muitas organizações podem adotar casos de uso com o propósito de capturar e modelar requisitos funcionais conhecidos de um sistema. Isso pode levar a organização a produzir casos de uso de maior qualidade, mais completos e organizados.

Cockburn referencia uma abordagem sugerida por Steve Adolph, chamada mergulho-e-superfície.

“Crie um modelo amplo e de alto nível de como acha que o novo sistema deve trabalhar. Mantenha as coisas simples, já que isto é um novo território. Descubra com o quê o cenário de sucesso principal deve parecer. Caminhe através dele com os antigos especialistas do domínio. ...

Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo