Artigo do tipo Teórico
Recursos especiais neste artigo:
Conteúdo sobre boas práticas.

Arquitetura de Banco de Dados para ambientes de teste
Ambiente de teste é toda a infraestrutura onde os testes de funcionalidades de sistemas serão executados. Sua finalidade é propiciar a realização de testes em condições conhecidas e controladas. Para que esses testes possam ser realizados e entregues nos prazos estipulados, é necessário que cada área envolvida desenvolva uma arquitetura que vise obter o melhor rendimento dos componentes de hardware e software para tais finalidades. Este artigo descreve algumas features do banco de dados Oracle e suas funcionalidades para implementação em ambientes compartilhados voltados a testes de softwares.

Em que situação o tema útil
Desenhar e implementar uma arquitetura de banco de dados para ambientes de testes compartilhados auxilia no processo de administração e capacidade de processamento em rotinas de testes, homologações e certificações de sistemas.

Como todos os profissionais de TI já estão cansados de saber, sempre é necessário achar um jeito de fazer mais com menos. Quem nunca ouviu aquela máxima “É necessário pensar fora da caixa”? Essa busca por obter mais e melhores resultados com menos recursos tem sido uma constante no cotiano destes profissionais. Infelizmente, alguns diretores e gerentes definem os valores gastos com hardware e software como custos, e não como investimentos, ainda mais quando estamos falando de ambientes voltados a testes de sistemas. É essa busca do “fazer mais com menos” que torna o mundo dos profissionais de insfraestrutura de TI mais empolgante e desafiador.

Para um administrador de banco de dados essa realidade não é diferente. Muitas vezes somos questionados sobre problemas de performance de ambientes, cujos diagnósticos frequentemente já temos conhecimento e devemos trabalhar na solução para que tenhamos tempos de respostas aceitáveis das bases adminsitradas em cenários de testes. Isso não é novidade para quem já está há alguns anos lidando com TI no mercado de trabalho, porém, aos novos profissionais, saibam que, apesar de todo avanço da tecnologia, ainda enfrentamos problemas do tipo. Por falarmos em avanço tecnológico, este artigo descreve algumas features disponíveis aos DBAs Oracle que necessitam otimizar desempenho e um melhor gerenciamento de seus ambientes de testes compartilhados.

Quando estamos falando em ambientes de testes, o chamado “mundo perfeito” seria se possuíssemos ambientes segregados, com recursos dedicados à cada finalidade, ou seja, com recursos de hardware disponíveis a ambientes de desenvolvimento, outros a ambientes de testes de softwares, homologação e pré-produção. Na realidade, muitas vezes, isso não tem se aplicado.

Sendo assim, o intuito deste artigo é explicar como desenvolver uma arquitetura para ambientes compartilhados de testes. Falando resumidamente, um servidor de banco de dados englobando todas as funcionalidades e o ciclo de testes de sistemas de uma companhia.

Algumas features aqui abordadas estão disponíveis desde versões mais antigas do banco de dados Oracle, outras são mais novas, porém, todas acrescentam muito ao processo de melhoria de desempenho de ambientes de bases de testes. Apesar disso, algumas organizações ainda relutam em utilizar. Algumas vezes essas oposições à utilização de alguns recursos disponíveis nem se dão pelo fato de serem necessários investimentos, e sim pelo desconhecimento. Neste artigo, o objetivo consiste em desenhar uma arquitetura para otimizarmos ambientes compartilhados de banco de dados Oracle voltados ao ciclo de testes de sistemas.

ASM

Um dos principais gargalos que temos em ambientes de testes são os discos. Além das atividades de Entrada/Saída (I/O) necessitarem ser muito bem administradas para que tenhamos uma boa performance das bases de dados, na maioria dos casos, as empresas não dispõem de discos nobres para ambientes de testes. Com isso, já imaginou, em um ambiente com cerca de cinquenta instâncias Oracle, como seria a administração de I/O se optássemos por utilizar esse ambiente de teste em file system?

...
Quer ler esse conteúdo completo? Tenha acesso completo