Busca DevMedia
Você está buscando em vídeo aula MVP no canal mobile
- Introdução ao Mobile Vídeo
O programador mobile trabalha construindo aplicativos para dispositivos móveis, por isso é fundamental que você saiba o que é um aplicativo e quais são os dispositivos móveis.
- Ajustes finais - Meu primeiro aplicativo Android - Vídeo 15 Vídeo
Chegamos aos ajustes finais. Aqui faremos alterações no XML de layout do aplicativo para centralizar e aumentar o texto, assim como as margens da tela. Com isso finalizamos o aplicativo MathQuiz.
- Entendendo OnCreate e OnSaveInstanceState - Meu primeiro aplicativo Android - Vídeo 14 Vídeo
Neste vídeo veremos um exemplo prático quando o índice da questão atual voltar a zero quando a dispositivo por rotacionado.
- Formatando números com ponto flutuante - Meu primeiro aplicativo Android - Vídeo 13 Vídeo
A partir desse vídeo veremos como ajustar a aparência do aplicativo, iniciando pela formatação dos números que ele exibe nos botões de resposta. Para isso utilizaremos as classes NumberFormat e Locale.
- Criando recursos de string - Meu primeiro aplicativo Android - Vídeo 12 Vídeo
Além do seu código, um aplicativo também ser construído com recursos. Imagens, layouts, sons e, como veremos neste vídeo, strings, são exemplos de recursos. Nesse vídeo veremos como gerar e acessar recursos no arquivo strings.xml.
- Depurando erros com o logcat - Meu primeiro aplicativo Android - Vídeo 11 Vídeo
No vídeo anterior finalizamos o teste do aplicativo com uma erro. Aqui veremos como podemos descobrir erros que podem fazer com que o aplicativo pare de responder, entre outros, usando o logcat, a ferramenta visual de depuração do Android Studio
- Avançando as questões - Meu primeiro aplicativo Android - Vídeo 10 Vídeo
Passaremos agora para a implementação do botão que nos permitirá navegar entre as questões no repositório do aplicativo. Com isso podemos concluir as funcionalidades da interface de usuário e depurar o funcionamento aplicativo.
- Tratando o click nas respostas - Meu primeiro aplicativo Android - Vídeo 9 Vídeo
Listeners são uma parte fundamental da programação para Android, uma vez que eles permitem programar as ações das views em resposta a interação do usuário. Neste vídeo veremos como implementar esse conceito tratando os cliques dos botões.
- Instanciando as views no código Java - Meu primeiro aplicativo Android - Vídeo 8 Vídeo
Agora que já temos a interface de usuário finalizada precisamos acessá-la no código Java a fim de criar interatividade, respondendo aos clicks nos botões. Veremos como fazer isso neste vídeo.
- Criando uma interface com Constraint Layout - Meu primeiro aplicativo Android - Vídeo 7 Vídeo
Constraint Layout nos permite criar desde pequenas até grandes interfaces de usuário, composta por diversos componentes, sem que para isso tenhamos que lidar com componentes aninhados.
- Criando a classe AnalisadorQuestao - Meu primeiro aplicativo Android - Vídeo 6 Vídeo
Concluindo a camada de modelo do aplicativo, neste vídeo criamos a classe AnalisadorQuestao. É ela quem vai armazenar a lógica necessária para informar se o usuário respondeu de forma correta a questão atual.
- Criando a classe QuestaoRepositorio - Meu primeiro aplicativo Android - Vídeo 5 Vídeo
MathQuiz apresenta diversas questões para o usuário e para centralizar esses dados em um objeto responsável por fornecê-los para a atividade é que criaremos a classe QuestaoRepositorio. Os passos necessários para isso você pode acompanhar neste
- Criando a classe Questao - Meu primeiro aplicativo Android - Vídeo 4 Vídeo
Iniciaremos a criação do aplicativo pela suas classes de modelo, dentre as quais Questao se destaca como sendo a principal. Desta classe depende todo o funcionamento do sistema, como poderemos comprovar nesta aula.
- Criação do projeto - Meu primeiro aplicativo Android - Vídeo 3 Vídeo
A etapa de criação do projeto de aplicativo é fundamental e envolve alguns passos importantes, como a escolha da API utilizada no desenvolvimento, plataforma, e muito mais. Conversamos em detalhes sobre isso neste vídeo.
- Arquitetura - Meu primeiro aplicativo Android - Vídeo 2 Vídeo
Uma aplicativo Android é construído sobre o padrão arquitetural MVC, onde a Activity faz o papel do controle e seu layout em XML é a visão. As regras de negócio, como você já pode prever, são programadas na camada de modelo.
- Introdução - Meu primeiro aplicativo Android - Vídeo 1 Vídeo
Com o aplicativo MathQuiz o usuário poderá responder perguntas sobre matemática. Apesar de simples, ao construí-lo você aprenderá nesse vídeo fundamentos da programação para Android que poderá aplicar em qualquer projeto.
- Serviços e Provedores de Conteúdo - Android básico: O que são Application Components? - Vídeo 2 Vídeo
Saber trabalhar com receptores de transmissão, serviços e provedores de conteúdo é tão fundamental quanto entender como as atividades funcionam. É com essa base que poderemos criar aplicativos de forma consistente para Android.
- Introdução aos componentes - Android básico: O que são Application Components? - Vídeo 1 Vídeo
Geralmente, é com as atividades que iniciamos na programação para Android. Elas representam uma tarefa a ser realizada pelo usuário no aplicativo. O primeiro passo para isso é criar uma subclasse de Activity. Saiba como isso é feito neste vídeo.
- Adicionando rotas - Criando uma aplicação CRUD com React Native - Vídeo 13 Vídeo
Neste momento precisamos definir como será feita a transição entre as telas da aplicação através do mecanismo de roteamento do React Native. A partir daqui poderemos introduzir nas URLs da API os IDs dos lembretes.
- Criando um projeto - O que é React Native - Vídeo 2 Vídeo
Saiba como preparar um ambiente de desenvolvimento para programar com o React Native. Logo após, veremos como criar e abrir um projeto utilizando o Visual Studio Code. Para testar a aplicação no dispositivo mobile usaremos o Expo.
- Introdução - O que é React Native - Vídeo 1 Vídeo
Conheça aqui as principais características deste framework que permite a construção de aplicações mobile nativas utilizando o JavaScript como principal linguagem de desenvolvimento.
- Executando o projeto - Preparando o ambiente para programar para Android - Vídeo 6 Vídeo
Agora que já sabemos criar um AVD, veremos como executar um projeto que já está salvo em uma pasta do sistema operacional.
- Criando um AVD - Preparando o ambiente para programar para Android - Vídeo 5 Vídeo
Durante a etapa de testes do aplicativo podemos executá-lo em um AVD (Android Virtual Device). Veremos os passos necessários para a criação desse dispositivo neste vídeo.
- Conhecendo a IDE - Preparando o ambiente para programar para Android - Vídeo 4 Vídeo
O Android Studio é um IDE bastante completo e que conta com recursos que facilitam a maioria das tarefas relativas ao desenvolvimento de aplicações. Neste vídeo conheceremos alguns desses recursos.
- Criando o primeiro projeto Android - Preparando o ambiente para programar para Android - Vídeo 3 Vídeo
Agora que já temos o Android Studio instalado, veremos como proceder para criar o primeiro projeto. Ao fazer isso o IDE já cria toda a estrutura de pastas e arquivos necessária.